GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 22 de julho de 2020

COPA DO NORDESTE

Buscando segunda classificação consecutiva às quartas, Náutico enfrenta Bahia em Pituaçu

Último confronto entre Bahia e Náutico ocorreu na Fonte Nova em 2018 (Foto: Felipe Oliveira/E.C. Bahia)


Na retomada da Copa do Nordeste, Timbu tentará bater Tricolor de Aço para se garantir entre os oito melhores da região e melhorar histórico ruim


Depois de vencer o Salgueiro e se garantir nas quartas de final do Pernambucano, que será disputada contra o Central no próximo domingo, o Náutico se volta para a Copa do Nordeste em busca de mais uma classificação. Além de avançar na Copa do Nordeste, a partida entre Bahia e Náutico, em Pituaçu, hoje, às 20h, marca uma oportunidade do Timbu melhorar seu histórico na competição desde que ela começou a ser chancelada pela CBF, em 2013.

Levando em consideração as sete primeiras edições, os alvirrubros participaram de cinco torneios, pois não se classificaram para o torneio na primeira edição, em 2013, e também em 2016, ano em que o Santa Cruz venceu o Nordestão. A única vez em que avançou além da fase de grupos foi no ano passado, quando foi semifinalista, caindo para o vice-campeão, Botafogo-PB.. 

Para isso, o Náutico terá um grande desafio pela frente. Contra o Bahia, que já está classificado e possui um dos maiores poderios financeiros da região, os alvirrubros terão de lidar com o tabu de nunca ter vencido o Tricolor baiano em seus domínios por competições oficiais. Além disso, o técnico Gilmar Dal Pozzo tem que lidar com os desfalques que vêm assolando a equipe nesta retomada do futebol. 

Em relação ao último jogo, diante do Salgueiro, pelo Estadual, o Náutico terá o retorno do zagueiro Fernando Lombardi, o que possibilitará a formação da defesa sem improvisações. Contra o Carcará, o técnico do Timbu precisou escalar o volante Luanderson ao lado do prata da casa Carlão. Assim, o meio-campista deve voltar à sua função na frente da defesa, já que o volante Josa foi novamente vetado por dores na região lombar.

O que o Náutico precisa?

Na terceira posição no Grupo B com 11 pontos ganhos em sete jogos disputados, o Náutico precisa de uma vitória simples para garantir sua classificação. De acordo com o site especializado Chance de gol, o Timbu tem 67,8% de chances de avançar para as quartas de final. Em caso de empate, o Náutico depende de qualquer tropeço do Ceará (4º) ou do Santa Cruz (5º), principais concorrentes pela vaga. Perdendo, o Timbu torce para derrota dos dois adversários.

Timbu na Copa do Nordeste

2014 - Eliminado na fase de grupos e 11º lugar geral entre 16 participantes;
2015 - Eliminado na fase de grupos e 9º lugar geral entre os 20 clubes;
2017 - Eliminado na fase de grupos e 9º lugar geral entre os 20 clubes; 
2018 - Eliminado na fase de grupos e 9º lugar geral entre os 20 clubes;  
2019 - Eliminado nas semifinais e 3º lugar geral entre os 20 clubes

Como vem o Bahia?

Treinando desde o dia 16 de junho, o Bahia fará sua reestreia no ano de 2020 jogando contra o Náutico pela Copa do Nordeste e terá uma maratona de 11 jogos nos próximos 18 dias até o início da Série A. Por isso, o técnico Roger Machado apontou que utilizará elencos distintos nas disputas do regional e do Campeonato Baiano. 

Quanto ao elenco, o time baiano mudou muito pouco em relação ao que tinha antes da parada das competições. O atacante Arthur Caíke deixou o Bahia após ter seu contrato encerrado em junho e quatro jovens do time B, que estava disputando o Estadual, foram integrados ao plantel principal. 

Ficha do Jogo

Bahia
Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Flávio e Rodriguinho; Rossi (Clayson), Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado. 

Náutico
Jefferson; Hereda, Carlão, Fernando Lombardi e Wilian Simões; Luanderson (Rhaldney), Jhonnatan e Bryan; Thiago, Erick e Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador
Horário: 20h
Árbitro: Denis Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano e Pedro Jorge Santos (ambos de AL)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário