GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de julho de 2020

CORONAVÍRUS

Reabertura de bares, restaurantes e academias começa no dia 20 em Pernambnuco




Apesar da pressão dos empresários, os bares, restaurantes e academias seguirão fechados em Pernambuco. Ao menos por mais uma semana. A reabertura desses serviços, segundo anúncio do Governo do Estado nesta quinta-feira (9), vai acontecer a partir do próximo dia 20, começando pelos estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul. Mas, ao mesmo tempo em que anunciou essa data, os secretários informaram que é passível de mudança, a depender de alterações nos indicadores de Saúde relacionados aos números de novos casos, internações e óbitos em decorrência da Covid-19.
Por enquanto, os serviços de alimentação seguem com autorização para funcionar no sistema de delivery e como ponto de retirada. A reabertura para o público, no dia 20, deverá seguir uma série de protocolos sanitários, discutidos entre o Governo do Estado e os representantes do setor. Entre as determinações já anunciadas, está o limite no número de clientes (50% da capacidade das casas) e restrições de horário, devendo os estabelecimentos ficarem fechados das 20h às 6h. 
"É uma atividade que traz um pouco mais de risco porque para se alimentar as pessoas têm que retirar a máscara e há uma intereção maior. Estaremos com capacidade de 50% e uma série de critérios necessários para evitar que haja contaminação nesses estabelecimentos. É importante saber que atividades como essas precisam voltar a funcionar para dar oportunidade de emprego e renda, mas precisamos olhar para a saúde. Passamos por um pico alto, passamos por uma estabilização e descida. Na ultima semana, estabilizou essa descida, então tivemos que postergar. É muito importante o comportamento dos pernambucanos para evitar cenas que vimos em outros estados, tem que respeitar o distanciamento e fazer uso de máscaras para que a gente evite dar passo atrás. É o que temos chamado de novo normal. A gente não pode voltar ao mesmo tipo de atitude que tínhamos antes sem que haja uma vacina”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (9), de forma remota. 
Por Irce Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário