GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 11 de julho de 2020

IRMÃ DO MINISTRO

MP PAULISTA APURA DENÚNCIA ANÔNIMA DE QUE IRMÃ DE TOFFOLI PRATICOU NEPOTISMO
Estadão Conteúdo
  
O Ministério Público paulista abriu inquérito para apurar denúncias de funcionários fantasmas, nepotismo e pagamento de salários acima do teto a servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A portaria que determinou a investigação, assinada pelo promotor Christiano Jorge Santos em maio, foi obtida pelo Estadão nesta sexta, 10.
Um dos investigados é a irmã do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, mencionada como exemplo de ‘nepotismo cruzado’ – quando há nomeação de parentes de servidores públicos para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas para a função. Segundo o promotor, Maria Esther Dias Toffoli trabalha no gabinete do conselheiro Roberto Braguim, ‘em notório uso indevido de cargos públicos’.
Uma segunda investigada é Eliane dos Reis Rubio, que ganha R$ 48,2 mil. O salário é composto pela remuneração como assessora, também no gabinete de Braguim, e pela aposentadoria integral que recebe como fiscal do Tribunal de Contas do município: R$ 24,1 mil para cada cargo.
As supostas irregularidades foram reveladas por denúncia anônima enviada à Ouvidoria do MP. De acordo com o relato, é comum que servidores aposentados sejam nomeados para cargos comissionados, cuja escolha é feita pelos conselheiros da Corte de Contas, e acumulem remuneração acima do limite determinado por lei.
A denúncia fala ainda em débitos de frequência dos servidores comissionados lotados, em sua maioria, nos gabinetes dos conselheiros – indicando que seriam funcionários ‘fantasmas’.
COM A PALAVRA, MARIA ESTHER DIAS TOFFOLI
A reportagem fez contato com Maria Esther Dias Toffoli pelo Instagram. O espaço está aberto para manifestação.
COM A PALAVRA, ELIANE DOS REIS RUBIO
A reportagem busca contato com Eliane dos Reis Rubio. O espaço está aberto para manifestação (rayssa.motta@estadao.com).
COM A PALAVRA, O TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Contas da capital paulista e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.
Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário