GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 4 de julho de 2020

MAIOR AÇÃO DO MUNDO

Saiba o que é ‘A Maior Ação do Mundo’, iniciativa que questiona atos do STF


Fachada do Supremo Tribunal Federal | Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O advogado Emerson Grigollette, é um dos coordenadores do movimento
Um grupo de advogados lançou na última segunda-feira, 29, o movimento chamado de “A Maior Ação do Mundo”, que busca recorrer a organismos internacionais contra medidas tomadas no âmbito do inquérito das fake news.
O inquérito foi aberto em 2019 pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para apurar ofensas aos ministros da Corte.
No manifesto que explica a ação, os organizadores denunciam violações e retomam a frase do ministro do STF Marco Aurélio Mello que classificou o processo das fake news como “inquérito do fim do mundo”.
A ação consiste no envio de denúncias, relatos e notas a organismos internacionais como a Corte Interamericana de Direitos Humanos e o Tribunal Internacional de Haia “contra as violações de direitos fundamentais humanos e ofensas aos direitos dos advogados”.

Proposta

O advogado Emerson Grigollette, um dos coordenadores nacionais da ação, conversou com Oeste.
Ele explica que “A Maior Ação do Mundo” é um conjunto de iniciativas que busca levar ao conhecimento de instituições de defesa de direitos humanos e que protegem as prerrogativas dos advogados contra as “várias arbitrariedades, ilegalidades e inconstitucionalidades” do inquérito.
“Estamos vivendo um período muito crítico em que vários direitos fundamentais estão sendo violados. É uma verdadeira balbúrdia jurídica”, destaca Grigollette.
A Maior Ação do Mundo
Advogado Emerson Grigollette, coordenador-geral de “A Maior Ação do Mundo”
Foto: Reprodução
Ele afirma que, desde 27 de maio, os advogados que defendem pessoas indiciadas no inquérito tentam acessar os autos.
“Ao Supremo cabe a proteção da Constituição, mas não é, infelizmente, o que a gente tem visto”, constata o advogado.
Ele afirma que o ministro Alexandre de Moraes disponibilizou apenas trechos, o que inviabiliza uma defesa mais consistente dos clientes. “Até hoje, efetivamente, não tivemos vista integral desse processo.”
“Precisamos ter acesso ao inquérito na íntegra justamente para que a gente possa exercer nossa profissão, preservando a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal”, disse Grigollette.
Ele também afirma que a Ordem dos Advogados do Brasil “não fez absolutamente nada” em defesa dos advogados que defendem clientes no inquérito.
“Com certeza isso vai ter um efeito reflexo que é a responsabilização de quem violou esses direitos”, alerta o advogado.
Ele destaca que “A Maior Ação do Mundo” não é restrita só a advogados, e é desejável também o apoio da população.
Quem quiser participar pode assinar uma nota de apoio que será encaminhada juntamente com todas as situações porque eu peço isso para as pessoas”, destaca Grigollette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário