GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 26 de julho de 2020

MUDANÇAS

Dança das cadeiras estrutural só no pós-eleição





Em seu segundo governo, que teve início em janeiro de 2019, o governador Paulo Câmara fez apenas mudanças pontuais no primeiro escalão. Uma delas se deu com a saída de Nilton Mota da secretaria da Casa Civil. Foi substituído por José Neto, que deixou a pasta de Administração. No próximo dia primeiro, o deputado estadual Lucas Ramos, como a coluna antecipou, assumirá a secretaria de Ciência e Tecnologia no lugar de Aluísio Lessa, que retorna à Assembleia Legislativa. Essa dança das cadeiras será circunstancial. A alteração tem a ver com um pedido de Lessa para deixar a pasta e não só contempla Lucas como pode somar numa construção com Julio Lossio em Petrolina, onde Lucas sai do páreo da corrida municipal.  Na cidade, a maior do Sertão, a outra alternativa do PSB seria apoiar Odacy Amorim, mas o PT terá candidatura própria no Recife, o que tem gerado resistências entre socialistas ao nome do deputado estadual. O ingresso de Lucas no primeiro escalão é ainda uma forma de manter o espaço de Sivaldo Albino no legislativo estadual. Para o PSB, é interessante ter Sivaldo, pré-candidato a prefeito de Garanhuns, com acesso à tribuna na Alepe. Passada a eleição, uma alteração mais estrutural no secretariado de Paulo Câmara deve ocorrer. Essa conta já é feita entre socialistas. Há quem lembre que o ex-governador Eduardo Campos, em novembro de 2012, promoveu acomodações quando Geraldo Julio foi eleito, visando a enviar quadros do governo à Prefeitura do Recife. Numa eventual vitória de João Campos, que encabeçará chapa majoritária do PSB na disputa pela Prefeitura do Recife, socialistas já contam com duas possibilidades: secretários serem exonerados do Estado para atuarem ao lado do herdeiro de Eduardo Campos ou ainda uma acomodação que contemple Geraldo Julio. Há quem pondere que alguns secretários podem vir a concorrer em 2022 também. Dessa forma, uma movimentação mais intensa das peças pode ser realizada no pós-eleição. A mudança, agora, é circunstancial. Caso haja mais na frente, será estrutural.
 Túlio deixa coletiva para quarta
O deputado Túlio Gadêlha passou o dia ontem em consultas a pré-candidatos a vereadores (O PDT tem 40) e em conversas com partidos aliados. Havia ficado, como a coluna cantou a pedra, de externar posição ontem sobre candidatura no Recife. Mas deixou para fazer uma coletiva na próxima quarta-feira ou quinta-feira.
Matuto vai...> O prefeito afastado de Paulista, Júnior Matuto, como publicamos em primeira mão, ingressou no STJ, na noite de ontem, com um pedido de liminar para retornar ao comando do Executivo municipal. Pela natureza do processo, a decisão caberá ao presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha. 
...ao STJ > O prefeito está sendo defendido no STJ pelo advogado André Luiz Gerheim, um dos mais conhecidos criminalistas de Brasília. André Luiz Gerheim já defendeu, dentre outros, Paulo Preto, alvo da Lava Jato por ser suposto operador do PSDB.
Servidos? > Presidente estadual do PSC, André Ferreira teve dois encontros essa semana com o vice-presidente nacional do PSL, Antonio Rueda. Na terça-feira, tomaram café. Na quarta-feira, almoçaram. Sinais de aproximação entre o PSL e a Oposição no Recife que inclui: PL, DEM, PSDB, Cidadania...
Construção > Pré-candidato a prefeito de Olinda pelo MDB-PE, o empresário Celso Muniz, do Shopping Patteo, vem travando uma série de conversas com possíveis aliados. Nos bastidores, fala-se que ele está em costura adiantada com a família Urquisa, uma das principais forças políticas da cidade.
Por Renata Bezerra de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário