GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 20 de julho de 2020

NOVA REALIDADE

Serviços de alimentação e academias retomam suas atividades; veja regras




Duas atividades estão autorizadas a reabrirem a partir de hoje: os serviços de alimentação e as academias de ginástica. A retomada, que faz parte da Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19, foi liberada em 72 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Mata Sul, onde há um controle da curva de contágio do vírus. Com horário estabelecido de 6h às 20h, os serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes, cafeterias e similares) terão limite de 50% da capacidade do local. Depois de 125 dias fechadas, as academias de ginásticas retomarão também com uma série de protocolos para alunos, professores e estabelecimentos.
O Governo de Pernambuco informou que as cidades do Agreste permanecerão na Etapa 4, que foi liberada no último dia 13 de julho. Os municípios que compreendem o Sertão também permanecerão na Etapa 4 do plano.
Entre alguns protocolos para os serviços de alimentação, estão o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, o limite de 10 pessoas por mesa, a obrigatoriedade dos clientes permanecerem sentados e o uso obrigatório da máscara, exceto no momento em que forem se alimentar. Além disso, os cardápios precisam ser oferecidos em material que possibilite a desinfecção após cada atendimento. O governo ainda informou que os bares podem reabrir dentro das normas e protocolos divulgados. Isso significa que o modelo de negócio de bar tradicional não poderá funcionar.
"Os estabelecimentos estão sendo orientados a cumprirem as normas para uma reabertura segura. Também vamos intensificar os cursos online de profissionalização com o Sebrae", comentou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), André Araújo.
As praças de alimentação dos shoppings centers também irão retornar suas atividades, cumprindo os procedimentos determinados pelo governo. De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, a reabertura de praças de alimentação nos shoppings poderá gerar um incremento de até 15% no fluxo de clientes nos malls. "Estas operações estão totalmente adaptadas aos protocolos do governo do Estado e da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com higienização, distanciamento e, em alguns casos, tecnologias que contribuem para evitar a propagação da Covid-19", informou Paulo.
As academias de ginástica de similares também reabrirão com regras rígidos. Entre os protocolos para funcionar estão a determinação de ocupação simultânea de um aluno a cada 10 metros quadrados nas áreas de treino, piscina e vestiário, o uso obrigatório de máscara, inclusive durante as atividades, e o fechamento de cada área da academia duas a três vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para a limpeza geral e desinfecção dos ambientes durante seu funcionamento.
"As academias estão prontas para voltar. Ficamos quatro meses sem faturamento. Não devemos ter problema no cumprimento das normas porque quem deseja ir para academia sabe que terá que cumprir todas as determinações. O único atrito que pode haver é alguém tirar a máscara durante alguma atividade, mas as academias não irão permitir que ninguém faça isso", comentou o presidente do Sindicato das Academias de Pernambuco (Sindac-PE), Walter Azevedo Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário