GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de julho de 2020

VOLTA DOS JOGOS

Campeonato Pernambucano volta a partir do dia 19 de julho




Governo liberou retomada dos jogos de futebol no estado; competição será finalizada dia 5 de agosto, com finais na Arena de Pernambuco



Com os anúncios das datas de retorno da Copa do Nordeste e das quatro divisões nacionais, restava aos clubes a incerteza quanto ao recomeço do Campeonato Pernambucano 2020. Mistério resolvido nesta quinta (9), em videocoletiva de imprensa realizada pelo Governo do Estado, com secretários André Longo (Saúde), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo). O torneio será reiniciado no dia 19 de julho e finalizado no dia 5 de agosto. As finais serão realizadas na Arena de Pernambuco.
"A volta do futebol profissional em Pernambuco será com uma série de medidas de restrição, com protocolo rígido, assegurando a saúde das delegações, equipes, jogadores, imprensa e de todos os colaboradores. Serão (permitidas) 100 pessoas em campo, todas seguindo protocolo de distanciamento. Teremos jogos nos dias 19 (primeira fase), 21 (quartas de final) e 29 (semifinais) de julho, além de 2 e 5 de agosto (decisões). As finais, por serem mais simples quanto aos arredores, e pensando em evitar aglomeração, serão na Arena de Pernambuco, por ficar mais distante, facilitando o isolamento. Haverá fiscalização para o cumprimento dos protocolos", afirmou Novaes. 
Os confrontos acontecerão sem presença de público. Questionado sobre o assunto, o secretário afirmou que ainda não há data para a realização de partidas com torcida em Pernambuco."Não temos previsão da volta do torcedor ao estádio. No mundo todo, as pessoas estão concordando que não deve acontecer tão breve. Isso será analisado com o tempo", explicou.
Nas datas separadas para o término do Pernambucano, dois detalhes chamam atenção: no dia 21 de julho, além das quartas de final do Estadual, também será disputada a rodada final da primeira fase da Copa do Nordeste. Já o duelo da volta da decisão do torneio local acontecerá no dia 5 de agosto, na data posterior à final do Nordestão.
O Campeonato Pernambucano foi paralisado na última rodada da primeira fase, faltando cinco jogos para a definição dos seis clubes que avançam ao mata-mata. São eles: Sport (5º) x Santa Cruz (1º), Afogados (6º) x Vitória (10º), Salgueiro (2º) x Náutico (4º), Decisão (9º) x Central (7º) e Retrô (3º) x Petrolina (8º). Além da data para esses confrontos, o Estadual precisa agendar mais quatro dias para os jogos das quartas de final e semifinal - ambas com partida única -, além das finais, com duelos de ida e volta. Cobra Coral e Carcará já estão assegurados na etapa seguinte.
Os dois primeiros colocados da fase inicial não disputam as quartas de final, avançando diretamente para as semifinais. Os quatro piores ficarão no quadrangular do rebaixamento, jogando entre si. Os dois com desempenho inferior caem para a Série A2. O Pernambucano também dá vaga à Copa do Brasil e à Série D - neste ano, por exemplo, o Estado está representando na quarta divisão por Afogados, Central e Salgueiro.
 
Copa do Nordeste
Pernambuco, até poucos dias, estava cotado para receber a reta final da Copa do Nordeste 2020. Mas, como ainda não havia definido o retorno do futebol, o estado acabou 
não sendo escolhido para ser a sede da competição, que aportará na Bahia a partir do dia 21 julho. "Sem dúvidas, receber (Nordestão) teria um efeito positivo para a rede hoteleira, mas o Governo do Estado vem se comportando de maneira responsável. A CBF estabeleceu um prazo (para a decisão) que não era o do Governo, mas sim anterior ao nosso. Então, eles anunciaram que o campeonato seria em Salvador", finalizou Novaes.
Por William Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário