GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 19 de julho de 2020

VOLTA DOS JOGOS

Clássico sem multidões entre Sport e Santa Cruz marca volta do Estadual após 125 dias
Confronto, entretanto, não terá o brilho das torcidas (Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)


Times duelam na Ilha em jogo decisivo para o Leão; do lado Coral, manter invencibilidade e impor vexame histórico ao rival pode ser grande motivação


Sport e Santa Cruz, por si só, já é um clássico bastante esperado. Não precisa ser uma final, como acostumou-se a ver no início desta década, e muito menos mata-mata. Um confronto de turno da primeira fase do Campeonato Pernambucano já é suficiente para elevar as expectativas, como será neste domingo, às 16h, no estádio da Ilha do Retiro. Afinal, mesmo sem as multidões, ingredientes não faltam para rubro-negros e tricolores.

O Sport não apenas precisa vencer para avançar - caso empate, aguarda uma combinação de resultados, como os tropeços de Afogados ou Central -, como para evitar a pior campanha da história do clube. Em 103 edições disputadas do Estadual, o Leão jamais ficou além da 6ª posição na tabela, o que ocorreu em apenas duas oportunidades, nos campeonatos de 1931 e 1932. Em entrevistas coletivas, aliás, o técnico Daniel Paulista admitiu que a equipe entra pressionada.

E aí é onde pode residir a maior motivação da Cobra Coral. Isso porque, com a liderança e vaga na semifinal já garantidas, o Santa Cruz deve jogar para manter a invencibilidade na competição (são sete vitórias e um empate até aqui), o que tende a ser suficiente para frustrar e impor aos leoninos esse vexame sem precedentes. E o ‘deve-se’, acima citado, diz respeito ao mistério que o clube tem feito quanto ao planejamento.

Questionado, o presidente Constantino Júnior disse que o time que vai entrar em campo fica a cargo do técnico Itamar Schülle, que não se pronunciou. A natural ponderação do lado Tricolor consiste na Copa do Nordeste, onde alguns jogadores poderiam ser preservados. Afinal, diferentemente do Campeonato Pernambucano, no Regional o Santa Cruz está fora do grupo classificatório e precisa vencer o River-PI na próxima quarta-feira, de olho também no ganho de cotas financeiras da competição.

Mesmo sem o brilho ‘Das Multidões, ambos os clubes fizeram questão de aguçar a rivalidade sadia durante a prévia do clássico. Juntos, uniram-se na criação de uma plataforma para venda de ingressos virtuais, a fim de minimizar os danos financeiros de uma partida sem torcedores e ver qual torcida adquirir mais. Até a noite da última sexta-feira, rubro-negros haviam adquirido quase 3.500 bilhetes, enquanto tricolores compraram cerca de 1.500 tíquetes.

O clássico deste domingo, além de tudo, também marca o retorno de Sport e Santa Cruz aos jogos depois de mais de quatro meses, onde o Leão busca pela primeira vez ser regular na temporada (são apenas quatro vitórias em 16 jogos). Já o Tricolor mira manter o bom rendimento com Itamar Schulle, líder do Pernambucano, com chance de classificação na Copa do Nordeste e tendo também realizado boa campanha na Copa do Brasil.

Sport
Quando voltar a campo neste domingo, o Leão quebrará um período de 125 dias sem partidas, o maior do clube na década - superando os exatos quatro meses de setembro de 2005 até janeiro de 2006. E a tendência é que seja um time bastante modificado em relação ao último antes da paralisação, com o técnico Daniel Paulista, que adotou mistério, promovendo pelo menos cinco mudanças, sendo duas estreias.

A principal dúvida deve estar na meta, uma vez que o então titular, Luan Polli, passou 14 dias afastados da preparação no CT, o que poderia abrir espaço para Mailson. Na defesa, sem poder contar com Rafael Thyere (lesionado) e Adryelson (suspenso), restam Iago Maidana e Chico, com Patric lateral direita e Sander na lateral esquerda.

No meio, sem Rithely, o volante João Igor (primeira opção no banco) tende a ser acionado, formando dupla com Willian Farias, pilar do time. Na armação, Jonatan Gomez, em igualdade física aos demais, deve ser o escolhido. Na frente, Leandro Barcia e Hernane são os artilheiros do time no ano, ficando vago o lado direito do ataque, Marquinhos e o prata da casa Rafael brigando pela posição.

“Ninguém queria ter essa paralisação pela doença, mas é uma realidade nova para os atletas, que nunca passaram tanto tempo sem jogar, sem sentir gosto de rivalidade, a ansiedade, véspera de partida. Estamos motivados nesse aspecto, confiantes nesse retorno”, disse Daniel Paulista. “A gente está em situação desconfortável e precisamos da vitória na partida que temos pela frente”, concluiu.

Santa Cruz
Um Santa Cruz pouquíssimo modificado deve ir a campo contra o Sport, neste domingo. Mesmo garantido antecipadamente às semifinais do Estadual, o técnico Itamar Schülle, ao que tudo indica, vai jogar com força máxima diante do Leão.

No esquema defensivo, o goleiro Maycon Cleiton é figura garantida no time titular. Além dele, a dupla de zaga formada do início do ano, com Danny Morais e William Alves, também tem grandes chances de começar jogando. Nas laterais, Toty e Fabiano são outros dois nomes carimbados para o duelo.

O meio de campo também não deve sofrer maiores modificações. A expectativa é de que o experiente Paulinho e o prata da casa André assumam o posto na cabeça de área coral ao lado do meia Didira, mais à frente do terço do campo e responsável pela armação das jogadas.

Por fim, é no ataque onde mora a maior surpresa do Tricolor, com a possibilidade de Pipico e Victor Rangel fazerem uma “dobradinha” na equipe titular. A dúvida, no entanto, é no lado direito do campo. Jeremias, que vinha apresentando um bom rendimento antes da parada, sentiu dores nos treinamentos da última semana e pode dar lugar a Augusto Potiguar.

FICHA DO JOGO
Sport
Luan Polli (Mailson); Patric, Maidana, Chico, Sander; Willian Farias, João Igor, Jonatan Gomez; Leandro Barcia, Hernane e Marquinhos (Rafael). Técnico: Daniel Paulista

Santa Cruz
Maycon Cleiton; Fabiano, Wiliam Alves, Danny Morais e Toty; André, Paulinho e Didira; Victor Rangel, Augusto Potiguar (Jeremias) e Pipico. Técnico: Itamar Schülle

Local: Ilha do Retiro
Hora: 16h
Árbitro: Diego Fernando
Assistentes: Clovis Amaral e Bruno César
Ingressos virtuais: www.classicodasmultidoes.com.br

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário