GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 31 de julho de 2020

VOLTANDO AO NORMAL

Pernambuco: restaurantes, cafés e academias poderão reabrir no Agreste


Com base nos dados epidemiológicos desta semana, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco determinou novas configurações em relação ao retorno das atividades econômicas no Estado. A Macrorregião de Saúde II, que tem como cidades-polo Caruaru e Garanhuns, fará um novo salto de duas etapas, saindo da Etapa 4 para a 6.

Assim, a partir da próxima segunda-feira (3), estarão liberados os serviços de escritório - desde que utilizem 50% do efetivo -, os restaurantes, cafés e lanchonetes, também com capacidade reduzida e funcionando das 6h às 20h, e as academias de ginástica. Já os serviços veiculares poderão operar com 100% do efetivo. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30), em entrevista remota que reuniu os secretários de Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado, André Longo e Bruno Schwambach.

“Os indicadores apresentaram tendência de queda, o que nos permite avançar duas etapas em uma só fase, indo da 4 para 6”, justificou Schwambach, que disse estar havendo uma mobilização em ações de conscientização com as populações dessas áreas para que respeitem os protocolos sanitários. Nesta semana, foram vistos vários pontos de aglomeração na região comercial de Caruaru, por exemplo. 
A Macrorregião de Saúde III, Sertão Central, onde estão os municípios de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde, avançará da Etapa 4 para a 5, podendo voltar com 50% dos serviços de escritórios e 100% do comércio de veículos e locadoras. Já a Macrorregião IV, que abriga o Sertão do São Francisco e o Araripe, seguirá estacionada na Etapa 4, uma vez que ainda apresenta crescimento nos indicadores epidemiológicos. 
"O plano completa dois meses desde o início das ações. Estamos retomando de forma gradual a economia, recuperando os empregos sem que a curva cresça de forma descontrolada. Nosso planejamento tem funcionado, mas a gente precisa entrar sempre de forma gradual, observando os indicadores e respeitando os protocolos, como o distanciamento social e as medidas de higiene. Os protocolos de cada setor estão disponíveis no www.pecontracoronavirus.pe.gov.br para que se possa consultar e implantar”, completou Schwambach. 
A Macrorregião I, que engloba a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as zonas da Mata Norte e Sul, que aparecia como a mais adiantada nessa retomada, ficará mais uma semana estacionada na Fase 6. "A RMR teve pequeno crescimento nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e, por isso, vamos observar com mais atenção a tendência nessa semana. Assim, vai permanecer na Etapa 6”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico. Consulte aqui as localizações de cada município de acordo com as Gerências Regionais de Saúde. 

Por Irce Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário