GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 22 de agosto de 2020

COMBATENDO A COVID-19

Governo Federal já investiu R$ 3,2 bilhões para combate ao Covid-19


O Ministério da Economia (ME) divulgou nesta sexta-feira (21) a nova versão do Painel de Compras e Contratos Covid-19. Atualizada diariamente, a ferramenta registra que o Governo Federal e os demais usuários do Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) já investiram mais de R$ 3,2 bilhões em 8.010 aquisições de bens e serviços para serem utilizados durante a crise de saúde provocada pelo novo coronavírus. Entre eles estão Equipamentos de Proteção Individual (EPI), reagentes, termômetros, máscaras, álcool em gel, material de limpeza e produtos médicos.

“Nós aprimoramos o portal para deixá-lo mais intuitivo e simples, justamente para ampliar a transparência e o controle social das informações sobre as compras realizadas”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (Sedgg) do ME, Cristiano Heckert.

Além de registrar as compras do governo federal, o Comprasnet é utilizado por mais de 2.000 municípios. Entre as novidades está o detalhamento de dados por compras, itens e contratos, de forma integrada e simplificada. Ao navegar no painel, é possível filtrar por período, unidade da Federação, objeto da compra, descrição do item e esfera administrativa. Além disso, é possível fazer pesquisas por CNPJ e também por razão social.

Comparação de preço

Para o acompanhamento das compras emergenciais, o ministério desenvolveu também o Painel de Análise Comparativa de Preços Covid-19. Nele qualquer cidadão pode acompanhar as variações de preços dos principais itens comprados pelo Comprasnet antes e durante a crise de saúde provocada pela Covid-19.

“Iniciamos um processo de análise contínua dos preços praticados, incorporando-os em novas ferramentas de transparência e uso pelos próprios compradores públicos, auxiliando-os ao longo dos processos de contratação”, ressalta o diretor de Normas e Sistemas de Logística, Wesley Lira.

República de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário