GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

GOVERNO BOLSONARO

Trabalhos de recuperação na Barragem Jati, no Ceará, seguem em regime 24 horas



O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) segue acompanhando os trabalhos de recuperação na Barragem Jati, no Ceará, onde os serviços estão sendo executados em regime 24 horas. A previsão é de que o retorno das famílias transferidas para abrigos ou casas de familiares ocorra nesta terça-feira (25). Em paralelo, a Pasta também iniciou os procedimentos para apuração de causas do rompimento de uma das tubulações da infraestrutura, que é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

As ações em campo são para recomposição do talude da barragem e avaliações preventivas quanto à integridade da estrutura, que permanece estável.

Nesta segunda (24), o MDR também solicitou que relatórios técnicos sejam apresentados sobre cada etapa de funcionamento desde a última quinta-feira (20), quando foram abertas as comportas para passagem de água até a Barragem Atalho, primeiro dos seis reservatórios no trajeto até a Paraíba. Empresas responsáveis pela execução, testes e comissionamento da barragem terão até o dia 28 de agosto para entregar as informações.

A partir do material produzido e de reuniões com as companhias envolvidas no projeto, execução e operação da Barragem Jati, será possível avaliar as possíveis causas do rompimento. Para dar mais celeridade à apuração, o Ministério também está iniciando um processo para contratação de uma consultoria independente, que deverá ser definido até sexta-feira (28).

A Barragem Jati foi executada pela empresa Serveng-Civilsan, no período entre janeiro de 2013 e março de 2018.

Histórico

O vazamento que levou autoridades federais a evacuarem cerca de 2 mil pessoas nas imediações do Reservatório Jati foi provocado pelo rompimento de uma tubulação, que permite a passagem das águas para o trecho do Eixo Norte em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

No último sábado (21), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho esteve na região para vistoriar o andamento das ações. Desde o início da ocorrência, os esforços das autoridades e das equipes foram voltados à garantia da segurança e preservação de vidas das pessoas que vivem no entorno da barragem. Ainda na noite de sexta-feira, o MDR decidiu preventivamente pela evacuação dos moradores, medida que segue o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura.

As famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos em áreas seguras.

Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), liderada pelo secretário coronel Alexandre Lucas, foi designada ao local pelo ministro Rogério Marinho e permanecerá na região para auxiliar os trabalhos. Além disso, o MDR publicará até esta terça-feira (25) uma Portaria com o reconhecimento sumário de situação de emergência em Jati. Dessa maneira, será possibilitado o repasse de recursos federais para o município.

Continuidade dos testes do CAC

Em razão da ocorrência na Barragem Jati, o bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi temporariamente interrompido; será retomado assim que os reparos na infraestrutura forem concluídos.

Ainda assim, a capacidade atual do Reservatório Jati permite que sejam mantidos os testes executados pelo governo cearense no Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que leva as águas do ‘Velho Chico’ para a Região Metropolitana de Fortaleza. Esta etapa foi iniciada na última quinta-feira (20).

Fonte: MDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário