GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

PRAIAS DO RECIFE

Apesar de proibido, ambulantes são flagrados vendendo na orla do Recife

Em um dia ensolarado e com ares de normalidade pré-pandemia, milhares de pessoas foram às praias do Recife neste domingo (16). Durante a passagem da Folha de Pernambuco na orla de Boa Viagem, na Zona Sul, grupos se aglomeravam nas faixas de areia e no calçadão. Apesar da proibição do comércio e a instalação de guardas-sóis nesses locais, vendedores ambulantes circulavam oferecendo ostras, amendoim e caldinho.

Durante a área percorrida, a movimentação dos vendedores era tímida. Não entoavam as famosas frases para atrair clientes nem se instalavam em pontos fixos. Em cerca de uma hora, foram vistos poucos vendedores, que ficavam instalados em pontos menos movimentados e sem a presença de fiscalização. As praias do Estado só foram reabertas no último dia 20 de junho, sem a permissão de abertura de comércio. Já no dia 17 de julho, a Prefeitura do Recife permitiu a abertura de quiosques na orla.

Um vendedor ambulante de 22 anos que não quis se identificar disse que trabalha na orla de Boa Viagem há cinco anos. Sem  poder realizar o exercício há cinco meses, por causa da pandemia, e sem receber o auxílio emergencial, ele voltou a vender na praia. Apesar de não estar envolvido com grupos e associações da categoria, ele espera que seja logo autorizado a venda nas praias.

 “Eu tenho uma filha de cinco meses e estava difícil. Quando cheguei fui abordado pelos fiscais, mas eles não tomaram minha mercadoria. Estou vendendo e conseguindo levar o pão de cada dia para casa. Eu moro em Itapissuma (na Região Metropolitana do Recife), pego três ônibus e levo uma hora e meia ou duas horas para chegar até aqui”, explica o vendedor.

Nessa sexta-feira (14), a Secretaria da Casa Civil de Pernambuco informou que o Governo do Estado deve anunciar até esta terça-feira (18) os critérios e planos de reabertura desses comércios no litoral. “O secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (14), por videoconferência, com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer, o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antônio Neves, e os presidentes das associações de comerciantes da faixa de areia do litoral pernambucano.”, disse o comunicado da pasta à imprensa.

Em nota, a Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) do Recife informou que equipes de fiscalização realizam rondas ao longo de toda a orla de Boa Viagem, com o objetivo de coibir o comércio irregular. Os vendedores ambulantes, ainda proibidos de comercializar, também foram alvo da fiscalização neste domingo (16), assim como as pessoas que levaram coolers, cadeiras e guarda-sóis.

"Foram emitidas notificações e, nos casos de reincidência, apreensões foram realizadas. Além do trabalho dos fiscais, é importante ter a cooperação de toda a população, que tem papel fundamental no combate ao contágio por covid-19. A gestão municipal tem trabalhado diariamente para conter o aumento dos casos na capital pernambucana, que já registra mais de 90 dias de redução no contágio", disse a nota. Sobre os ambulantes, a Prefeitura do Recife afirma que está acompanhando de perto a situação e distribuiu cestas básicas desde o início da proibição das atividades.

Por Bruno Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário