GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

RECIFE ANTIGO

Apesar da pandemia, movimentação intensa no bairro do Recife, neste domingo (16)

Se reuniram muitos grupos aglomerados, praticantes de esportes coletivos e pessoas sem o uso de máscaras


Embora a pandemia da Covid-19 ainda não tenha cessado no Estado, movimentação foi intensa e com ares de normalidade nos principais pontos do Recife neste domingo (16). Durante a passagem da reportagem da Folha de Pernambuco no Bairro do Recife, no Centro, e na orla de Boa Viagem, na Zona Sul, havia milhares de pessoas praticando ciclismo, passeando em família e realizando práticas esportivas coletivas.  Apesar das recomendações sobre o distanciamento social e a obrigatoriedade de máscaras nos espaços públicos do Estado, muitos grupos faziam aglomeração sem o uso do item sanitário e desrespeitando os limites do distanciamento social.

No Recife Antigo, conhecido ponto de lazer familiar durante os finais de semana, a movimentação do bairro era semelhante ao período anterior à pandemia. A aglomeração era evidente nas Avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa, no Marco Zero e também nas pontes que dão acesso ao local. Muitos dos visitantes estavam em grupo e sem máscaras, desrespeitando a obrigatoriedade do item, que foi instituída pelo governador Paulo Câmara no último dia 31 de julho, como uma lei regulamentada.

O descumprimento por parte desses grupos preocupava quem seguia as regras sanitárias no local. Como é o caso dos profissionais de saúde Katarina Albuquerque e Alef Machado, que levaram o filho, Pedro, de 3 anos, para passear pela primeira vez no bairro após a chegada da pandemia. “Nós, agora, é que começamos a sair. Ontem fomos à praia e hoje viemos para cá. Vínhamos percebendo que ele estava muito preso à tecnologia, com contato no celular e na tela. Ele estava um pouco agitado e a alimentação foi alterada. Estou que as pessoas estão aglomerando, sem usar máscaras. Saímos só nós três, sem nos juntarmos em grupo, o que está sendo diferente aqui”, explica a fonoaudióloga. 

Segundo os frequentadores, o fluxo de pessoas também aumentou em relação aos outros domingos. O vendedor ambulante Osvaldo Menezes, 25, conta que as vendas têm aumentado nos últimos finais de semana. “Hoje está bom, está massa. Está dando para apurar um pouquinho, mas nos domingos passados estavam meio fracos (de clientes). Eu antes vendia todos os dias, mas parei por causa da pandemia. Estava recebendo o auxílio emergencial, mas comecei a trabalhar aos domingos aqui.”, conta o vendedor. 

Boa Viagem

O cenário da Praia de Boa Viagem não era diferente da área central. A reportagem percorreu entre os postos 05 e 07 e constatou a aglomeração de grupos tanto na faixa de areia quanto no calçadão. Os praticantes de esportes e corredores da faixa estavam sem máscara e andando em grupos. Além disso, era frequente a reunião de pessoas fazendo coreografias e em mesas improvisadas.

Por Bruno Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário