GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 29 de agosto de 2020

REUNIÃO POLÍTICA

Carlos Lupi vai à mesa com Paulo Câmara e Geraldo Julio

 



Na próxima segunda-feira, quando desembarca no Recife, na véspera da convenção municipal da sigla, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vai cumprir agenda com a executiva municipal do partido, mas também irá à mesa com a cúpula do PSB. Lupi programou almoço com pedetistas. Deve dividir a mesa com o pré-candidato à Prefeitura do Recife, Túlio Gadêlha, e também convidou o presidente estadual do partido e líder da bancada na Câmara Federal, Wolney Queiroz, para almoçar. À tarde, haverá reunião da executiva municipal do PDT. Lupi deve ouvir os dirigentes da legenda. A direção municipal já se reuniu e decidiu, por unanimidade, que terá candidatura própria. Mas há dois projetos colocados: o de Túlio e o de Isabella de Roldão. Segundo Túlio, que comanda o partido no município, há ideia de abrir um link para filiados participarem do encontro da executiva de forma virtual. O detalhe é que, além de haver dois projetos no páreo, ainda está em curso, em paralelo, um esforço dos socialistas de selarem uma aliança com o PDT.

Não à toa, Lupi é esperado no Palácio do Campo das Princesas para conversa com o governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, e com o prefeito Geraldo Julio também na segunda-feira. O encontro está agendado e deve ocorrer após Lupi cumprir o roteiro de compromissos do PDT. Nas hostes socialistas, se considera a possibilidade de Isabella vir a compor a vice do deputado federal João Campos, que encabeçará a chapa do PSB. Nacionalmente, PDT e PSB mantêm alianças em capitais importantes como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Considerando que o Recife é a peça mais relevante no xadrez do PSB, um desencontro na Capital pernambucana pode ter reflexos nos demais arranjos, como já ocorreu na relação do PSB com o PT. À coluna, Túlio já havia declarado que a capital pernambucana tem, para o PDT, um peso diferente "por conta da relação com o PSB". O deputado argumentara o seguinte: "Sempre existiu definição por candidatura própria. Só que o Recife tem um contexto mais sensível por conta da relação com o PSB". A conferir.

 Troca de data da convenção no radar

Às vésperas da convenção do PDT no Recife, marcada para o próximo dia primeiro, correm rumores, nos bastidores na sigla, de que o ato poderia vir a ser adiado. À coluna, Túlio Gadêlha confirmou a convenção para terça-feira e cogita se ela será conjunto com a Rede.

Garantia 

Na última quarta, houve reunião, como a coluna registrara, à noite, entre Carlos Lupi, Ciro Gomes e Túlio Gadêlha. O encontro durou mais de uma hora e, segundo Túlio, Ciro foi bem claro ao dizer que um projeto construído em consenso não seria retirado. 

Comparativo 

O presidenciável, a Túlio, chegou a assegurar, na ocasião, que nem Lupi, nem ele, nem o PDT "cometeriam a brutalidade de cometer o que o PSB fez com Márcio Lacerda, em Minas Gerais, e o que o PT fez com Marília Arraes em Pernambuco".

Spare

Nome lançado pelo PSL na corrida pela Prefeitura do Recife, o advogado Carlos Andrade Lima chegou a ser apalavrado para compor a vice de Daniel Coelho. Como a coluna antecipara, já se especulava, no início do mês, que um reconhecido nome do meio jurídico do Recife, filiado ao PSL, estaria na chapa com Daniel.

strike > Após reunião, em Brasília, na quarta, Fernando Bezerra Coelho adiantara que a Oposição poderia se pronunciar de forma unida até hoje.  Mas houve o fator surpresa do PSL.

PP x PSL > O PP acendeu o sinal verde para possibilidade de apoiar a pré-candidatura do advogado Carlos Andrade Lima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário