GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

SANTA CRUZ - VISANDO O FUTURO

Visando Copa São Paulo e Pernambucano 2021, Santa Cruz prepara retomada do sub-23

Base coral deve voltar a campo para o BR de Aspirantes (Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)



Quatro atletas do profissional serão utilizados, sendo 70% do grupo da última campanha na Copinha, que também deve ser acionado no Estadual


A CBF confirmou, em 23 de junho, a realização do Brasileiro de Aspirantes, previsto para ser iniciado em 18 de outubro. Ainda faltam, porém, definições sobre tabela, equipes e, evidentemente, protocolos de segurança contra a Covid-19. Enquanto isso, o Santa Cruz realiza o planejamento para a disputa, projetando a competição como preparativo para um aproveitamento maior em 2021, como a Copa São Paulo e o Pernambucano.

Com o calendário da base ainda indefinido por causa da pandemia, o Santa Cruz vê o torneio de aspirantes como a principal saída para manter seus jovens em atividade. Assim, os jogadores do sub-20, que disputaram a última Copa São Paulo de Futebol Júnior devem ser parte relevante do elenco coral, como detalha o diretor das categorias de base do clube, Ênio Faustino.

"A competição mais plausível agora é a sub-23. Estamos na fase de planejamento, verificando as condições de jogadores também do sub-20, o pessoal que foi para a Copa São Paulo e tiveram sucesso. Já que não tiveram tantas chances de jogar no profissional, vai ser uma competição para eles se desenvolverem mais, para no ano que vem ter um time pronto".

Na visão do dirigente 70% do time que disputar o Brasileiro montará o elenco que estará na próxima Copinha com o Santa Cruz. Mas a boa participação dos jogadores ainda pode creditá-los para disputar o próximo Estadual no clube, como ocorreu nesta temporada com nomes como Maycon Cleiton e André. "Em 2021 vai ajudar o profissional a ter um bom lastro, com goleiro, zagueiro, meio campo, todas as posições estão sendo mapeadas para a utilização no Pernambucano", comentou Ênio.

Ainda sem retorno definitivo as atividades de base, os jogadores que não estão integrando o elenco profissional do Tricolor seguem trabalhando de casa, em uma dinâmica esclarecida por Ênio. “Nós criamos grupos no Whatsapp, no Zoom, no Google, para todos os dias passar uma atividade física junto com os preparadores e os analistas, com atividades dentro da semana, e com frequência, todo fim de semana refazendo a programação. Como se estivéssemos trabalhando aqui no Recife, mas tudo virtual, com acompanhamento, treinador, preparador”.

BRASILEIRO DE ASPIRANTES

Em um ano atípico, o torneio deve ser disputado em um formato diferente, com grupos regionalizados, como revelou Ênio Faustino. Ainda assim, as definições sobre clubes participantes e datas ainda será confirmada pela CBF.

"No calendário oficial da CBF, está previsto para começar em meados de outubro. Estamos correndo para deixar tudo pronto em 10, 15 de setembro. Temos as datas dos jogos, mas não sabemos ainda os grupos e quem vai ou não participar. Infelizmente, com a crise, muitos clubes estão optando por não manter o sub-23. Bahia e Vitória desmancharam os times, Atlético-MG, várias equipes dispensaram comissão e jogadores, eliminou o projeto".

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário