GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SPORT - AJUSTANDO O TIME

'Passividade', marcação, criação, equilíbrio... O que Jair Ventura precisa ajustar no Sport

Técnico chegou na última terça-feira ao clube (Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)



Diario analisa deficiências mostradas pelo time após cinco jogos na Série A


Após uma mini-maratona de cinco jogos em 14 dias desde o início da Série A, o Sport terá pela primeira uma semana sem partidas, livre para recuperação física dos jogadores. E também para acertos na equipe, há quatro jogos sem vencer (duas derrotas seguidas em casa) e na zona de rebaixamento,diante disso alguns pontos passíveis de melhora para o novo técnico Jair Ventura ajustar dentro de campo.

Dentre eles, o mau início na maioria dos jogos, sendo vazado após poucos minutos de bola rolando; a marcação pouco organizada em alguns momentos, com as linhas espaçadas e ora pressão alta, ora bloco baixo; a dificuldade que o time tem para criar, realizando vários cruzamentos por jogo; e a falta de equilíbrio nos lados da equipe, com a ala direita sendo substancialmente mais sólida. Confira abaixo tópico por tópico. 

‘Passividade’

Em três dos cinco jogos da Série A o Sport viu o adversário abrir o placar cedo, praticamente na primeira tentativa de ataque. Diante do Vasco, Fellipe Bastos marcou aos 10 minutos; contra o Atlético-GO, Jorginho fez aos 12; e frente o São Paulo, Pablo superou Mailson aos cinco. 
Um outro agravante dos gols sofridos cedos é a dificuldade de reagir. Em nenhuma partida da temporada o Sport conseguiu virar o jogo após sair perdendo - o que ocorreu em sete dos 27 jogos. 

Marcação

O Sport mostrou pouca uniformidade na marcação. As linhas baixas, compactas no próprio campo, ocorreu apenas na estreia, contra o Ceará. Depois, o que se viu foi o time tentando marcar pressão, mas sem organização: mais espetados na frente, Elton e Gomez não tiveram a companhia do meio de campo, correndo sozinhos. Além disso, em alguns momentos, o time mostrou espaçamento entre um setor e outro, inclusive, também, com os jogadores desordenados. É importante uma maior disciplina tática fechar os espaços e impedir o ímpeto do adversário - o Leão foi vazado em todos os jogos da Série A. 

Criação e efetividade

O Sport tem tido dificuldades de criar jogadas. O time costuma ter a bola, mas ronda a intermediária e não consegue infiltrar, recorrendo a chuveirinhos para concluir as jogadas. Após cinco jogos, são 107 bolas na área, com um baixo percentual de aproveitamento: apenas 23% delas (26) tiveram precisão.

Além disso, o time é pouco efetivo. Chuta muito, mas chuta mal: foram 57 finalizações na Série A, mas só 18 em direção ao gol. Ainda, por fim, o Sport passou em branco em três partidas até o momento. Os números são do SofaScore.

Equilíbrio

O Sport é um time desequilibrado no que diz respeito a efetividade dos lados do time: o setor direito é muito mais consistente que o setor esquerdo nos dois momentos do jogo (defensivo e ofensivo). Para atacar, é nítida a força da equipe na direita, especialmente com Patric, que tem uma assistência no ano, além de conseguir se impor e construir por ali. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário