GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 18 de agosto de 2020

SPORT - DIFICULDADE NA CRIAÇÃO

Com mais de 70 cruzamentos, Sport mostra dificuldade de criar após três rodadas na Série A

Contra o Dragão foram 34 cruzamentos na área e apenas oito certos (Foto: Divulgação/ Atlético-GO)


Com a bola, Leão costuma rondar a área, sem conseguir infiltrar ou levar perigo, recorrendo a chuveirinhos, cujo percentual de acerto é baixo (23%)


Um dos fatores que têm chamado a atenção no Sport neste início de Série A é o alto número de cruzamentos. Após três rodadas, foram 72 bolas alçadas na área adversário. No entanto, isso não tem sido um ponto verdadeiramente forte, uma vez que apenas 23% deles (ou 17) tiveram precisão, mas serve para mostrar uma outra face do time: a dificuldade para criar jogadas e ser efetivamente perigoso contra times que devem figurar na segunda metade da tabela.

Diante do Atlético-GO e Vasco, partidas onde o time teve mais a bola, o que se viu foi o Sport buscando o placar, rondando muito a área, mas sem capacidade de entrar e recorrendo aos chuveirinhos. Os números utilizados até aqui, aliás, são do portal estatístico SofaScore.

Contra o Dragão, atuando cerca 30 minutos com um a mais, a posse foi de 69%, foram feitos 34 cruzamentos (oito certos) e 15 finalizações (seis de fora da área), mas, no geral, só 5 dessas acertaram o alvo do goleiro Jean - sendo um chute despretensioso de Willian Farias, de longe, mas que desviou; sendo uma cobrança de falta de Bruninho, de média distância, que acertou a trave, além do lance do gol, que Elton completou cruzamento e Maidana marcou no rebote.

Frente o Cruzmaltino, a posse foi mais equilibrada, com o Leão tendo 54%, mas apresentando o mesmo dilema: 25 cruzamentos (seis certos) e 13 finalizações (oito de fora da área), mas, no total, só duas na barra via bola parada: cabeceio de Adryelson na trave após cruzamento de escanteio e boa cobrança de falta de Bruninho que parou no goleiro Fernando Miguel.

Ante o Ceará, foram 13 cruzamentos (três certos), mas foi a partida mais perigosa - tanto é que a única onde venceu -, especialmente no primeiro tempo. Sempre em vantagem no placar, o time comandado por Daniel Paulista teve menos posse (40%) e teve as linhas de marcação baixas, no próprio campo. Desta forma, quando recuperou a bola, se viu com espaços para contra-atacar e foi objetivo. Chutou menos (oito vezes), é verdade, mas teve maior aproveitamento: quatro finalizações no alvo e todas estas dentro da área. 

Sobre os cruzamentos, Daniel Paulista falou sobre após na noite do último domingo. “A gente vem trabalhando nesse aspecto, não vejo tantos erros (contra o Dragão), acho que vi diferente dessa forma. Mas eu acho que a equipe tem situações a evoluir, melhorar. Temos trabalhado para isso. Acho que o aproveitamento hoje foi melhor. Mesmo errando em algumas oportunidades, levamos mais perigo nessa situação”, disse.

“É um fator de opção ofensiva. Claro que não podemos jogar por cruzamentos, temos que ter triangulação, estamos pedindo, trabalhando. Mas pelo segundo tempo onde o Atlético-GO se portou atrás, defendendo, congestionando o meio, só encontramos espaço pelos lados e uma dessas jogadas a gente foi premiado com um belo no gol”, completou o técnico.

Recém-chegado, o volante Ricardinho reconheceu a necessidade de melhorar a criação.. “Quando a gente teve um a mais o Atlético-GO acabou se retraindo e o caminho que tivemos foi pela beirada do campo e às vezes no cruzamento. Por estar muito congestionado, acabamos pecando no último passe. É uma coisa que temos que corrigir para que consigamos criar com mais naturalidade e que tenhamos mais aproveitamento no último terço”, analisou o jogador. 

NÚMEROS DO SPORT NA SÉRIE A

Atlético-GO 1 a 1 Sport
- Posse de bola: 69%
- Cruzamentos: 34 (8 certos)
- Finalizações: 15 (5 na barra)
- Como foi o gol: Luciano cruzou, Elton completou no segundo pau e Maidana marcou no rebote

Vasco 2 a 0 Sport
- Posse de bola: 54%
- Cruzamentos: 25 (6 certos)
- Finalizações: 13 (2 na barra)

Sport 3 a 2 Ceará
- Posse de bola: 40%
- Cruzamentos: 13 (3 certos)
- Finalizações: 8 (4 na barra)
- Como foram os gols: Elton marcou de cabeça após cruzamento de Patric e de pênalti; e Gomez marcou em chute dentro da área após rebote da defesa.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário