GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 27 de setembro de 2020

NA MIRA DO CONSELHO

Globo entra na mira do Cade por suposto monopólio

globo

Sede da rede Globo, na capital paulista | Foto: DIVULGAÇÃO/REDE GLOBO


Caso tem a ver com transmissão de jogos de futebol; denúncia foi feita por um clube esportivo

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu um inquérito para apurar suposto monopólio da Rede Globo sobre os direitos de transmissão do futebol. A investigação iniciou-se na sexta-feira 25 e tem 180 dias para ser concluída, de acordo com nota técnica divulgada pelo órgão. Tudo começou depois de um clube esportivo (o Cade não revelou o nome) denunciar a emissora. Conforme a acusação, a Globo estaria valendo-se “de ações judiciais para impedir que sua concorrente, a Turner, transmita jogos do Campeonato Brasileiro”. Proprietário do canal TNT, o Grupo Turner é concorrente da emissora pelos direitos de transmissão da competição.

Para o Cade, o fato de a Globo ter entrado com um processo contra a Turner, para impedir que ela usasse a Medida Provisória (MP) 984/2020 de modo a exibir jogos, configura uma intimidação à concorrência em um mercado que já é fechado. E que fica ainda mais difícil de se investir com um grupo econômico repreendendo quem tenta entrar no negócio. “As características do mercado de transmissão de jogos de futebol — com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante — podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, explicou o Cade.


Um comentário:

  1. Essa mafiazinha safada da Globo (ou rede bobo como alguns gostam de chamar) é muito antiiiga! Tá na hora mesmo de acabar!

    Por Jairo Dantas

    ResponderExcluir