GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

PRAIAS LOTADAS

Praias do Recife e de Jaboatão atraem aglomerações neste domingo (13)

Na semana passada, secretário André Longo disse que descumprimento de normas sanitárias põe em risco controle da pandemia no Estado.


Mesmo após os apelos das autoridades sanitárias para as pessoas evitarem aglomerações, as praias e outros espaços públicos do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, continuam cheios. Embora a movimentação fosse um pouco menor que no feriado de 7 de setembro, este domingo (13) também foi marcado pelo descuido com as medidas de prevenção à Covid-19.

Se, de um lado, a volta do comércio e das atividades sociais é importante para a subsistência de parte da população mais vulnerável, por outro, banhistas de Piedade, Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa descumprem o distanciamento social e o uso da máscara. Um dos poucos com a boca e o nariz cobertos nas imediações do Acaiaca, o técnico em iluminação Rodrigo Oliveira, 24 anos, diz que saiu para aproveitar a folga, mas sente receio de ir à praia. “Vim para ficar pouco tempo, só para ver e sentir o sol e retornar. [Estou usando] máscara e álcool em gel. Isso é algo que a gente deve se acostumar por muito tempo”, afirma.

Outros pontos de aglomeração foram a área em frente à igrejinha de Piedade, o Pina e o Buraco da Velha, em Brasília Teimosa. Em todos esses lugares, a maioria não protegia o rosto. Entre os poucos que usavam a máscara, havia quem a utilizasse de maneira inadequada, debaixo do queixo ou pendurada na orelha. Já no Bairro do Recife, apesar de muita gente estar de máscara, ciclistas e pedestres se aglomeravam na Praça do Marco Zero e na Avenida Rio Branco na manhã deste domingo.

Na semana passada, em coletiva de imprensa on-line, o secretário de Saúde, André Longo, lamentou as cenas de aglomeração e o descumprimento das normas sanitárias flagradas durante o feriadão da Independência, que, segundo ele, colocam em risco o atual cenário de estabilização e queda no número de casos e mortes. “São atitudes egoístas, equivocadas e que nos causam grande preocupação, até indignação”, ressaltou.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário