GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 1 de setembro de 2020

VACINA CONTRA O SARAMPO

Olinda segue com vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos

Todas as unidades de saúde da cidade ofertam a vacina


Adultos de 20 a 49 anos têm até 31 de outubro para vacinar contra o sarampo na rede de saúde de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A imunização faz parte da campanha nacional de vacinação, que foi ampliada até 31 de outubro pelo Ministério da Saúde. todas as unidades de saúde da cidade oferecem a vacina das 8h às 17h. A campanha busca prevenir e controlar a doença no País. Os adultos da faixa etária da campanha devem ser vacinados independente de sua situação vacinal em relação ao sarampo.

O Ministério da Saúde alerta que o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão do sarampo ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única formar de evitar o sarampo é a vacina.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso Em caso de febre, o doente deve esperar este sintoma passar para só então receber a vacina, como explica a gerente do Programa Nacional de Imunização de Olinda, Roberta Alcântara. 

“Todo adulto precisa se certificar para receber a proteção contra o sarampo. Muitas pessoas chegam aos postos na dúvida mas, independentemente se a pessoa já tomou ou não, é melhor tomar como garantia”, afirmou Roberta.

Sarampo em Pernambuco
Em 2020, até 15 de agosto, foram confirmados 34 casos da doença no Estado, sendo 9 na faixa etária elegível nesta campanha de imunização, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

Os casos confirmados este ano foram de residentes dos municípios de Camaragibe (1), Igarassu (4), Ipojuca (3), Jaboatão dos Guararapes (9), Olinda (3), Paulista (4), Recife (6), Sirinhaém (1), São Bento do Una (1), Cabrobó (1), Petrolina (1). Em Pernambuco, no ano de 2019, foram confirmados 345 casos de sarampo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário