GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

BRIGA PETISTA

Prestes a abrir dissidência, Oscar vai divulgar nota hoje

 

Secretário de Saneamento da gestão Geraldo Julio, Oscar Barreto decidiu soltar uma nota, hoje, demarcando posição em relação à candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife. Para isso, foi programada uma coletiva de Imprensa prevista para ocorrer às 11h na sede do PT. Pessoas próximas ao petista registram que esse anúncio deve preceder um próximo passo: declarar apoio ao prefeiturável do PSB, João Campos. Há quem aposte que o movimento de Oscar pode arrebanhar apoios ainda no PT, como o do ex-prefeito da Capital, João da Costa, que concorre à releeição para Câmara de Vereadores da cidade. No grupo do vereador, no entanto, não se aponta expectativa nesse sentido.

Como antecipamos na última segunda, Oscar já havia alertado o seguinte: "Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos!'". Em outras palavras, sinalizou, desde ali, que formalizaria apoio a João Campos. Nos últimos dias, o senador Humberto Costa que, na mesma linha de Oscar, defendeu aliança do PSB com o PT no Recife, teve encontros com Marília Arraes em atos de campanha dela. O último deles se deu anteontem, como a coluna cantara a pedra, durante inauguração do comitê de Henrique Costa, filho do senador, que concorre a vereador. Nas coxias do PT, o que se diz é que, no cenário de racha interno, há uma compreensão de que a decisão da instância local foi de aceitar a decisão da direção nacional, o que implica cumprí-la. No entanto, também circula nos bastidores que, dentro da divisão, existem subdivisões. Leia-se: uma ala cumpre as "formalidades", ainda que sem nutrir paixão por Marília, outra assume postura mais neutra e uma outra vai fazer campanha, demarcando uma posição contrária à candidata do PT. Oscar pode dar o tom desse último conjunto.

 Fala, João da Costa! 

Em meio a rumores de eventual movimento casado seu com Oscar Barreto, o vereador João da Costa, à coluna, diz o seguinte: "Minha posição é pública e conhecida. Eu respeito a decisão nacional do partido. Sempre foi assim. Em 2012, todo mundo achava que eu ia sair do partido e eu não saí. Estou até hoje". Ele emenda: " Atravessei período de maioria, de minoria. Defendi aliança, a direção nacional aprovou a candidatura própria e eu segui". 

Por mais que... > João da Costa arremata: "Agora, tenho que seguir decisão nacional, por mais que discorde dela". Ele lembra ter havido maioria de 85% no diretório da sigla pró-aliança.

...discorde > João da Costa ainda não participou de nenhum ato de campanha de Marília Arraes. Tem evitado entrar em detalhes sobre essa dinâmica da campanha. Mas aliados informam que ele não foi convidado e que o vereador não recebe agenda da majoritária.

Intercâmbio Eleitoral > Os escritórios Bonini Guedes e Gaião Advogados e o D. Campos Advocacia, comandados por Gustavo Guedes e Delmiro Campos, respectivamente, passam a atuar em parceria, agora, visando a desenvolver um intercâmbio jurídico em matéria eleitoral, que resultará numa ponte entre São Paulo e Recife.

Enegrecer 1 > O Encontro Nacional de Candidaturas Negras, que começou ontem, recebeu 77 inscrições de 13 Estados do Brasil. Durante a abertura, foi divulgado o Dossiê Enegrecer a Política, com análise de dados da eleição de 2016, o primeiro pleito a ter autodeclaração de cor/raça das candidaturas à Justiça Eleitoral. 

Enegrecer 2>  O documento está disponível nas redes sociais do projeto no Facebook e no Instagram. No Brasil, 50,7% das pessoas se reconhecem como sendo negras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário