GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de outubro de 2020

CORONAVÍRUS

Pernambuco alcança a marca de 600 mil exames para Covid-19

Estado aparece como o quinto do País com mais testes de RT-PCR realizados



Menos de um mês após atingir a marca dos 500 mil testes para detecção da Covid-19 realizados, Pernambuco ultrapassou, nesta sexta-feira (30), o patamar dos 600 mil exames processados, entre testes rápidos, sorologias e exames de biologia molecular (RT-PCR), anunciou o Governo do Estado.

Com a modernização do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), a ampliação do público prioritário para testagem e abertura de novos pontos de coleta de exames, foi possível realizar mais de 100 mil testes nos últimos 25 dias. 

Somente nas últimas 24h, mais de 5,9 mil amostras foram processadas. Agora, Pernambuco  totaliza 605.030 testes para confirmação ou descarte do novo coronavírus realizados.

No final de agosto, após investimentos do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o Lacen-PE automatizou o processamento dos exames, ampliando em quatro vezes a capacidade.  

Ao todo, dos mais de 600 mil exames processados no Estado, 280 mil foram moleculares, do tipo RT-PCR, considerado o padrão ouro e que detecta a atividade viral em sua fase mais aguda, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. 

E, entre eles, 144 mil (51,5%) foram no Lacen-PE. Traçando um comparativo do incremento alcançado, em outubro, até a última quinta-feira (29), o Laboratório de Saude Pública já processou mais de 45,3 mil exames de RT-PCR para a Covid-19.

Esses 45,3 mil representam um aumento de 325% em comparação ao quantitativo de exames processados em abril (10,6 mil). Em maio, foram 26,7 mil testes. No mês de junho, 18 mil exames processados. Em julho, 29,1 mil testes rodados no Lacen. Em setembro, o Laboratório processou mais de 39,9 mil exames de RT-PCR. 

“Os esforços do Governo de Pernambuco para ampliar a testagem da população continuam mantendo o Estado no topo do ranking dos estados brasileiros que mais realizam exames do tipo RT-PCR. Atualmente, Pernambuco segue em quinto lugar no levantamento do Ministério da Saúde (MS), com 280.385 testes RT-PCR processados. Vale destacar que, dentre estes moleculares, 76,7% foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Os números estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do órgão federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário