GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

FUGINDO DO SOCIALISMO COMUNISTA

Fugindo do Socialismo, venezuelanos chegam em massa ao Acre

 


Nos últimos anos, devido ao governo ditatorial venezuelano de Nicolas Maduro, inúmeras famílias têm buscado refúgio em países vizinhos. Dentre esses países se encontra o Brasil, o qual, nesta segunda-feira (26/10), recebeu a chegada em massa de quase 250 homens, mulheres e crianças estrangeiros, em sua maioria venezuelanos, ao município de Assis Brasil, no interior do Acre.

Esta emigração do povo venezuelano ao Brasil preocupa as autoridades da cidade e do Estado. O local, de pouco mais de 7 mil habitantes, fica na fronteira do Brasil com o Peru. A chegada diária de estrangeiros passou de cinco para até 30 pessoas e o custo para manter o grupo passa de R$ 1 milhão, conforme autoridades locais.

Conforme noticiou o Estadão, mesmo a fronteira estando fechada – devido à pandemia – para o trânsito de pessoas, isso não impede o acesso de estrangeiros ao território brasileiro.

Com os serviços de assistência social e de saúde precários, o prefeito da cidade brasileira, Antônio Zum (PSDB), pediu auxílio imediato do governador Gladson Cameli para dar conta da demanda exigida pelo número de estrangeiros que chega à cidade todos os dias.

“Antes eram pessoas que estavam saindo do Brasil em busca de outros países. Chegamos a reter aqui mais de 300 pessoas, alojar em escolas. Agora um novo fluxo traz essas pessoas para Assis Brasil. Estão enchendo as escolas, e não conseguimos dar conta disso. São 700 refeições, incluindo café, almoço e janta. Não tenho como dar conta disso lá”, afirmou o prefeito.

Os venezuelanos que estão chegando ao Brasil pelo Acre se deslocaram por cerca de 20 dias e passaram pela Colômbia. Apesar de mais longa, a rota é considerada mais barata, mas não mais fácil: é preciso fazer caminhada, atravessar rios de barco e ainda contar com as caronas nas estradas de barro por onde passam. É a tentativa de não ser pego pela polícia.

Há quase duas décadas a Venezuela vive um cenário de crise econômica, social e política. Com o colapso nacional, o cenário humanitário do país comunista foi duramente castigado. Além disso, a inflação passa de 1.000.000%, pressionando milhares de famílias a buscarem uma nova vida em outros países da América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário