GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

JORNALISTAS DA ESQUERDA DESMENTIDOS

Governo desmente fake news publicada pelo blog O Antagonista e Folha


A Secretaria da Comunicação do Ministério das Comunicações divulgou Nota na noite desta quinta-feira (1) para desmentir informações enganosas publicadas no blog O Antagonista e em outros veículos de imprensa sobre supostas irregularidades no recebimento de doações e destinação ao programa Pátria Voluntária.

O conteúdo do blog repercutiu uma matéria da Folha, acrescentando, maliciosamente, termos como “embolsou” e “desviou” para dar conotação negativa aos fatos. Segundo o blog, o governo teria “desviado” ao programa liderado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro os recursos doados pela empresa Marfrig para combate ao coronavírus.

A nota afirma que a doação de recursos diretamente ao governo federal não é permitida pela legislação vigente, motivo que levou a Marfrig a desistir da destinação dos recursos ao Ministério da Saúde. Diante da impossibilidade, a empresa resolveu efetivar uma doação ao programa Pátria Voluntária, que recolhe doações e as destina a instituições sociais que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Confira a íntegra:

“Em respeito à opinião pública, aos órgãos de fiscalização e para repor a verdade dos fatos, o Pátria Voluntária esclarece o seguinte:

1. A empresa Marfrig teve a intenção de doar para o Ministério da Saúde R$ 7,5 (sete e meio milhões de reais) para compra de testes rápidos para a Covid-19, em março do corrente ano. A legislação em vigor impede que o referido ministério receba recursos privados e, em maio, o órgão declinou da doação porque não precisava mais dos equipamentos.

2. A Marfrig procurou o Pátria Voluntária e optou por repassar a doação ao programa para atender às necessidades de entidades sociais a elas vinculadas. Especialmente para a compra de alimentos, produtos de proteção e de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade, realizadas por chamadas públicas.

3. Registre-se que o Pátria Voluntária tem um canal que permite doações financeiras tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas. As doações são realizadas diretamente à Fundação Banco do Brasil – FBB, pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

4. Como também permite a legislação específica, os recursos arrecadados são direcionados para organizações da sociedade civil para efetivação de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, o que de fato ocorreu no caso citado.

5. É norma do Pátria Voluntária dar ampla e total transparência na plataforma patriavoluntaria.org um painel de dados na aba “RESULTADOS”, que publiciza para toda a sociedade o destino dos recursos captados pelo projeto Arrecadação Solidária, com o intuito de dar transparência e credibilidade.

Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações”



Nenhum comentário:

Postar um comentário