GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

PLANO DE CONVIVÊNCIA

Parques de diversão reabrem no interior com regras rígidas

Espaços de lazer estão liberados para receber o público em 58 municípios do Agreste e Sertão

 

A partir de hoje, o Agreste e o Sertão de Pernambuco terão mais opções de eventos e diversão. As Gerências Regionais de Saúde (Geres) V, VI, VII, VIII e XI, com sedes em Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, vão ter permissão para abertura de parques de diversões, temáticos e similares. As regiões ingressam na Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19, que permite ainda uma ampliação da capacidade do setor de eventos, que vão poder funcionar com 50% da capacidade ou no máximo 300 pessoas, com o mesmo horário de funcionamento, das 6h até a meia-noite. 

58 municípios do Agreste e Sertão poderão avançar para a nova fase, se igualando agora a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. 

O segmento de parque de diversões, foi o último a ter liberação autorizada no Plano, e estes estabelecimentos poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatório também a higienização de todos os equipamentos após a utilização. 

A Etapa 10 também amplia a capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Além disso, está autorizada também a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas. 

Já para os eventos corporativos, culturais e sociais, a capacidade foi aumentada para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Apesar do aumento, o limite de horário permanece o mesmo, das 6h até a meia-noite. 

Outras duas gerências de saúde, IX e X, que têm como cidades polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão, permanecem na Etapa 9, sem avanços. Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, é preciso que os números continuem em queda para que as regiões permaneçam avançando. “Os números estão em estabilização e podemos avançar com o Plano de Convivência. São 58 cidades do agreste e sertão que avançam para a Etapa 10 neste dia 19 de outubro. Os municípios poderão realizar eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas, e também poderão reabrir parques de diversão e similares com a adoção de novos protocolos”, disse. 

O Plano elaborado pelo Governo do Estado deve ter todas as suas etapas e fases estabelecidas até o dia 9 de novembro, segundo Schwambach. “A gente tem a previsão de a partir do dia 26 de outubro as 5 Geres principais entrarem na etapa azul, indo até o dia 9 de novembro. Entre esses dias vamos ter todas as etapas planejadas entrando em vigor, permitindo que todas atividades econômicas tenham funcionamento. A previsão é até 9 de novembro todo o Estado na fase azul, do que chamamos de ‘novo normal’”, afirmou. 

Por Matheus Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário