GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de novembro de 2020

ELEIÇÕES NO RECIFE

RealTime Big Data e Ipespe: João 50%, Marília 50%












Dois institutos de pesquisa trouxeram novos dados sobre a corrida eleitoral no Recife, hoje. Pela manhã, a Folha de Pernambuco publicou o levantamento encomendado ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em que aponta empate numérico entre os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) na disputa pela Prefeitura. Ambos possuem 50% dos votos válidos cada. Os números desconsideram os votos brancos e nulos.

A margem de erro máximo estimada da consulta é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%. Na pesquisa estimulada, os dois candidatos aparecem com 42% das menções. Os eleitores que afirmaram votar branco, nenhum ou ainda anular o voto são 13%. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

Numa comparação com a primeira rodada do Ipespe, Marília Arraes teve uma redução no seu percentual, que era 54% dos votos válidos e 44% da pesquisa estimulada. Enquanto isso, João Campos teve uma recuperação: ele tinha 46% dos votos válidos e 38% na pesquisa estimulada.

O levantamento da Folha de Pernambuco encomendado ao Ipespe foi feito entre os dias 26 e 27 de novembro está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-01539/2020. Ao todo, 800 pessoas foram entrevistadas. Outros dados podem ser conferidos no portal da Folha.

CNN também aponta empate numérico

Na tarde de hoje, foi a vez de a CNN Brasil divulgar os números do levantamento encomendado ao RealTime Big Data sobre a eleição do Recife. Marília e João também aparecem empatados numericamente com 50% dos votos para cada um. O levantamento 

A pesquisa tem o número de registro PE03134/2020 e a coleta foi feita nos dias 26 e 27 de novembro. Foram entrevistadas 1.050 pessoas, por telefone, com entrevistadores humanos. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 


por Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário