GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

MAMOGRAFIA GRATIS

Mamógrafo móvel do Recife disponibiliza 1.200 vagas para atendimento gratuito em novembro

O veículo circulará em 18 ações nos oito Distritos Sanitários da capital pernambucana



O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife (PCR) disponibilizará 1.200 vagas de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. A partir desta quarta-feira (4), terá início a programação de atendimentos.

O caminhão circulará em 18 ações nos oito Distritos Sanitários da capital pernambucana. A lista completa dos locais por onde o veículo passará está disponível no site da PCR.

Seguindo as recomendações do Plano de Convivência com a Covid-19 para evitar a transmissão do novo coronavírus, o atendimento será feito apenas por horário previamente marcado. De segunda a sexta-feira, os agendamentos estarão limitados a 60 vagas por dia, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h; e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h. Haverá um sábado com atendimento nesse mesmo esquema. 

Os agentes de saúde farão a busca ativa na comunidade para identificar quais mulheres estão dentro da faixa etária de rastreio e, posteriormente, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame, como forma de evitar aglomerações nos locais. As mulheres interessadas em fazer o exame também podem ir até a unidade de saúde onde são cadastradas para solicitar o agendamento.

Como medida de proteção, as mulheres que forem fazer a mamografia devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras. Nos locais onde o caminhão estará estacionado, será mantido o distanciamento entre as usuárias, além de estarem disponíveis água e sabão ou álcool a 70% para higienização das mãos.

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário