GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

SPORT - TEM QUE MELHORAR

Campeonato à parte: Diante times que lutam contra Z4, Sport tem desempenho desfavorável

Na partida contra o Botafogo, o Leão perdeu para um rival direto (Foto: Anderson Stevens/Sport)



Embora tenha vencido apenas uma das últimas oito partidas, o Sport termina a 21ª rodada no pelotão de cima da Série A do Campeonato Brasileiro


Cotado no início da temporada como um dos ‘patinhos feios’ da competição, o Leão, desde a chegada de Jair Ventura, abraçou a luta pelos 45 pontos e a partir de então demonstrou em campo um futebol reativo, pelo resultado. Apesar da 10ª colocação e razoável distância do Z4, nos compromissos diante de times da parte de baixo da tabela, o Sport tem desempenho preocupante. Encarado como um ‘campeonato à parte’, nele, a equipe rubro-negra conquistou apenas 42,42% dos pontos disputados.

Das 21 partidas realizadas até aqui, 11 se encaixam no recorte - contra equipes que, de acordo com o levantamento do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), tem mais de 15% de chance de cair para a Série B. Destas, o Leão da Ilha venceu quatro, empatou duas e perdeu cinco: aproveitamento pouco melhor que o da equipe nas 21 partidas da competição, que é de 39,68%. Para efeito comparativo, o Bahia, 9º colocado e empatado em pontos com o Sport, nos jogos diante dos times da parte de baixo da tabela tem 52,77% de aproveitamento.

Na Ilha do Retiro, o Rubro-negro aumenta em 57% o seu rendimento. Dos 11 jogos analisados, o Leão fez seis em casa e venceu quatro: aproveitamento de 66,6%. Ainda que o Sport tenha bons números em seu mando de campo diante de equipes ameaçadas pela degola, o ‘fator Ilha’ não é uma realidade ao observarmos as dez partidas pelo Brasileirão realizadas no estádio: apenas 50% dos pontos conquistados, o 8º pior desempenho do torneio.

Na próxima segunda-feira (23), o Sport encara, na Ilha do Retiro, o Atlético Goianiense. As duas equipes foram promovidas à Série A no ano passado e os três confrontos recentes entre os rubro-negros, no primeiro turno e na Segundona, terminaram em empate. No Brasileirão, a equipe goiana vem de bom resultado diante do atual campeão Flamengo, mas não vence há cinco partidas e está a quatro pontos do Z4. Já o Sport jogará pela segunda vez consecutiva em sua casa e conta com o mando de campo para chegar à oitava vitória no campeonato.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário