GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

DEIXANDO A PREFEITURA.

Schwambach de saída e Geraldo vai assumir Desenvolvimento


A saída iminente de Bruno Schwambach da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já é dada como certa no Governo do Estado. Nas coxias, se fala que há dois projetos no radar dele: fazer um curso no exterior e retomar atuação na iniciativa privada. A movimentação de Schwambach deixará vaga uma pasta que tem sob seu guarda-chuva o Complexo de Suape, o Porto do Recife, a AD Diper e a Copergás. Governistas costumam lembrar que, mesmo em cenário de crise, a Secretaria de Desenvolvimento tem lastro para captar investimentos, configurando-se em espaço cujo risco de desgaste para o titular é baixo. Nessa perspectiva, é que o nome do prefeito Geraldo Julio passou a figurar como sucessor de Schwambach em conversas reservadas. No desenho de hoje, no Palácio das Princesas, a referida pasta aparece como destino certo de Geraldo. O gestor, no entanto, não deve emendar a saída da prefeitura com a atribuição na gestão Paulo Câmara. Entre pessoas próximas, circula que haverá período de férias no intervalo. Há algum tempo, a previsão para Geraldo, nome do PSB para concorrer ao Governo do Estado em 2022, já era de que ele passasse a integrar a administração estadual, num espaço que servisse de vitrine para o projeto majoritário que se avizinha.

Nos últimos dias, o caminho foi sendo sedimentado na direção da pasta de Desenvolvimento. A formalização pode ficar para janeiro. O governador Paulo Câmara já declarou que pode adentrar pelo próximo mês com a arrumação no seu secretariado. Não descarta que leve um tempo maior do que o estipulado para a diagramação da equipe de João Campos. O governador falou do seu "prazo elástico" durante a inauguração das novas instalações da Folha de Pernambuco no último dia 24. Na ocasião, realçou "ter muita gratidão, amizade" por Geraldo, registrou que trabalham juntos há mais de 20 anos e afirmou, sobre o futuro do correligionário, que "com certeza, será a favor do Estado". Indagado, Schwambach, à coluna, admite ter "projetos pessoais" não necessariamente para agora. E pondera: "Não tenho serviço público como projeto de vida. Há muita movimentação acontecendo e estou à disposição do governador, seja para ficar, para sair ou para continuar". 

Adjunta da PGE deve assumir PGM
Procuradora-chefe Adjunta de Ernani Medicis, Giovana Andréa Gomes Ferreira, é nome mais cotado para assumir a Procuradoria Geral do Município, hoje comandada por Rafael Figueiredo. 

Escalação > Como a coluna antecipara, Marília Dantas, presidente da Emlurb, foi confirmada pelo prefeito eleito, João Campos, como secretária de Infraestrutura. Ele formalizou ainda: Fred Amâncio (Educação), Luciana Albuquerque (Saúde), Ricardo Mello (Cultura) e Felipe Martins Matos (Planejamento). E anunciou a manutenção de Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social).

Real, oficial > Há, pelo menos, um ano, Antonio Figueira já cogitava deixar o Governo do Estado e retomar projetos que vinha adiando. Nos últimos dias, sinalizara a intenção com mais afinco e, ontem, a saída foi formalizada. Na rede social, Paulo Câmara agradeceu "por mais de uma década de dedicação ao Estado".

Aprovação > Em fase de despedida de Geraldo Julio da Prefeitura do Recife, pesquisa Folha/Ipespe, realizada entre os últimos dias 26 e 27, mostra o gestor aprovado por 61% dos entrevistados, enquanto 33% desaprovam. A amostra aponta ainda Saúde (54%) e Educação (36%) como as áreas que a população enxerga que devem ser alvo de mais atenção do prefeito eleito, João Campos. Foram os titulares dessas duas pastas que ele anunciou primeiro no último domingo.

Por Renata Bezerra de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário