GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

PROMESSA DE CAMPANHA

Primeiro escalão é fotografia da promessa de paridade de gênero

 


A promessa original, feita pelo prefeito eleito do Recife, João Campos, ao longo da campanha, era de garantir paridade de gênero em cargos de liderança. Aliados chegaram a observar que o compromisso era difícil de ser cumprido, porque João poderia esbarrar em dificuldades, a despeito da sensibilidade à causa, para localizar mulheres que combinassem a disposição para o desafio com a experiência nas diversas áreas demandadas. Ontem, dia em que concluiu o anúncio do seu secretariado, João Campos apresentou mais quatro nomes de mulheres que vão comandar pastas em sua gestão. Fechou, assim, um total de nove representantes da ala feminina no primeiro escalão, formado por um total de 18 pastas. Ou seja: o socialista assegurou 50% de vagas para homens e 50% para mulheres já no secretariado, superando as expectativas até mesmo de pessoas próximas descrentes. As secretárias anunciadas, ontem, foram: Glauce Medeiros (Mulher), Maria Eduarda Medicis (Habitação), Erika Moura (Saneamento) e Cacau de Paula (Turismo e Lazer).

A primeira é da cota do PCdoB, presidido nacionalmente pela vice-governadora Luciana Santos. A pasta de Habitação, como a coluna antecipara, ficou na cota do PP, presidido no Estado por Eduardo da Fonte. Saneamento foi indicação do Republicanos, de Silvio Costa Filho, recém-chegado à Frente Popular e que engajou-se na campanha de João com empenho, mas ainda não havia sido contemplado, nem no Estado nem na Prefeitura do Recife. Cacau de Paula é do PSD, presidido no Estado por André de Paula, e, como a coluna cantara a pedra, era o perfil mais técnico para o cargo, ainda que o nome de sua irmã, Andréa de Paula, um personagem mais político, também tenha sido ventilado. Cacau foi diretora da Empetur na gestão Eduardo Campos, foi gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau e atuou com Ana Paula Vilaça na Secretaria de Turismo do Recife.  Essas quatro mulheres se somam ao conjunto das primeiras anunciadas: Luciana Albuquerque (Saúde), Maíra Fischer (Finanças), Adriana Rocha (Trabalho e Qualificação Profissional), Ana Suassuna (Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas) e Marília Dantas (Infraestrutura). A elas, se juntam mais nove secretários. A promessa de João Campos para cargos de liderança incluía diretorias, secretarias executivas, gerências, entre outros. Mas socialistas já advertiam, nas coxias, que seria inevitável fazer uma fotografia desse compromisso no secretariado, que não só tem 50% de mulheres, mas elas estão contempladas em secretarias de peso e não em espaços periféricos. 

Cacau visita Carreras
Cacau de Paula já agendou algumas visitas que fará a nomes ligados ao setor de Turismo para buscar referências e ampliar a interlocução. Escolheu abrir o diálogo com personagens que já passaram pelo comando da pasta com êxito, caso de Felipe Carreras e de Ana Paula Vilaça, atual secretária de Turismo da PCR.
.
Yane fica > Yane Marques segue como secretária executiva de Esportes, agora, na pasta comandada pelo vereador Rodrigo Coutinho, indicado pelo Solidariedade, que tem como vice-presidente nacional o deputado Augusto Coutinho.

Time masculino > Os secretários são: Fred Amâncio (Educação), Ricardo Mello (Cultura), Felipe Martins (Planejamento), Murilo Cavalcanti (Segurança Cidadã), Carlos Muniz (Governo e Participação Social), Leonardo Bacelar (Política Urbana e Licenciamento), Carlos Ribeiro (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Rodrigo Coutinho (Esportes), Rafael Dubeux ( Desenvolvimento Econômico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário