GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 20 de dezembro de 2020

REVITALIZAÇÃO HIDROGRÁFICA

Governo Federal lança Programa Águas Brasileiras para revitalizar bacias hidrográficas


O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (18), o Programa Águas Brasileiras, que busca garantir a oferta de água em quantidade e qualidade por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas do País. A ação interministerial conta com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios.

A intenção do programa é alavancar iniciativas de recuperação de áreas degradadas com o uso de tecnologias avançadas, em parceria com o setor produtivo rural. Também visa consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), avançar nos mecanismos de conversão de multas ambientais e pagamentos por serviços ambientais e aprimorar medidas de gestão e governança que garantam segurança hídrica em todo o País.

Juntos pelo Araguaia

Em outra frente de trabalho, foram entregues os projetos executivos do Projeto Juntos pelo Araguaia, que visa recuperar 10 mil hectares na região do Alto Araguaia. A iniciativa foi lançada em julho de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos governos de Goiás e Mato Grosso. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) investiu R$ 2,6 milhões nos projetos.

Além disso, no âmbito do “Juntos pelo Araguaia”, será iniciado o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área de 100 hectares e lançada a pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para produção de 600 mil mudas por ano a serem distribuídas por toda a bacia do Rio Araguaia.

Fonte: Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário