GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

SPORT - ELEIÇÃO RUBRO NEGRA

Com ações na justiça, eleição do Sport não deve acontecer nesta sexta-feira

Processo eleitoral do Sport continua indefinido, apesar de liminares (Foto: Roberto Ramos/DP)



Mesmo com liminares determinando que as eleições do Sport aconteçam nesta sexta-feira, não há qualquer movimentação indicando a realização do pleito


Se dentro de campo o Sport tem lutado para evitar o rebaixamento à Série B, fora dele o clube vive um momento agitado nos bastidores políticos. Mesmo com duas liminares que determinam a atividade das eleições para esta sexta-feira, não há qualquer movimentação indicando a realização do pleito e por isso a comissão eleitoral descartou a data. A diretoria executiva segue contra a decisão judicial e entrou com um recurso para que o processo eleitoral seja novamente adiado para março do ano que vem, após a disputa da Série A.

 Com o processo eleitoral indefinido, o Sport alega que não tem condições financeiras para realizar o pleito de forma remota, como sugeriu o candidato de oposição Eduardo Carvalho. Ao mesmo tempo, o clube defende que caso as eleições aconteçam presencialmente, ultrapassaria o limite de 300 pessoas por evento, uma das medidas determinadas pelo governo do estado por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, nenhuma chapa foi inscrita. Por esses motivos, o presidente da comissão eleitoral, Frederico Guilherme, revelou que não há condições de realizar o pleito nesta sexta-feira.

“Está descartado, não há a menor possibilidade de acontecer esse evento, porque está sub judice (em julgamento). No momento em que o Sport entra com um recurso no Tribunal de Justiça, mesmo que ainda não tenha sido designado o relator, há momentaneamente uma suspensão do andamento do processo. Então, a rigor, não é possível ter eleição no dia 18. Primeiro porque não houve nenhuma preparação para isso, segundo porque não tem nenhuma chapa inscrita”, explicou Frederico. 

A liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) indica que o Sport siga o edital original, como prevê o atual estatuto, com as eleições sendo realizadas ainda neste mês. De acordo com o documento, uma multa diária de R$ 1 mil está prevista em caso de descumprimento. “É uma situação bem delicada. O Sport está entre a cruz e a espada, porque há uma determinação do governo do estado com relação às medidas que devem ser tomadas para evitar aglomeração e o clube não teria condições de tomar essa providência se a eleição fosse no dia 18”, disse o presidente da comissão eleitoral.

Até o momento, o Sport tem cinco pré-candidatos à presidência do clube. O economista Luiz Carlos Belém e os advogados Pedro Leonardo Lacerda e Delmiro Gouveia foram a favor do adiamento das eleições. Por outro lado, o também advogado Eduardo Carvalho e o ex- diretor de futebol Nelo Campos foram contra a mudança de data e entraram com ações na justiça para impedir o adiamento. As duas liminares foram concedidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário