GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

CORONAVÍRUS

Pernambuco supera a marca de 1 milhão de testes realizados para a Covid-19

Número de amostras coletadas equivale a cerca de 10% da população do Estado



Pernambuco superou, nesta quinta-feira (14), a marca de mais de um milhão de exames realizados para a detecção da Covid-19. Dos 1.000.188  de testes, 496.864 foram de biologia molecular (RT-PCR), considerado pelos especialistas como padrão ouro, por detectar a atividade viral em sua fase aguda, ou seja, quando há maior capacidade de transmissibilidade. Os demais foram do tipo teste rápido e sorologias. 

 Dos exames de RT-PCR, 377.860 (76%) foram processados no Sistema Único de Saúde, entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e as unidades parceiras ou conveniadas à rede pública estadual. Apenas no Lacen foram 278.963, representando 56% do total. Os demais foram na rede privada. 

"Saímos de uma capacidade de processamento semanal de 770 testes no Lacen para 21 mil. Isso foi possível após a aquisição e inauguração de novo maquinário, que modernizou e automatizou o parque tecnológico do laboratório. Além disso, fizemos melhorias na estrutura física e garantimos o reforço nos recursos humanos para absorver essa demanda crescente. Todas essas ações permitiram a garantia do exame para todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, independente de casos leves ou graves, além dos contatos de casos confirmados. Isso vem sendo essencial para o monitoramento da doença em Pernambuco e para auxiliar na tomada de decisões", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os 1.000.188 testes equivalem a cerca de 10% da população pernambucana. O percentual de positividade para infecção pelo coronavírus entre as amostras coletadas no Estado é, no momento, de 23,74%. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário