GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

CORONAVÍRUS

Vacinação começa este mês, anuncia Pazuello

Por ora, nenhum imunizante tem registro na Anvisa | Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo


Ministro da Saúde assegura que há agulhas e seringas suficientes para iniciar o processo

 O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que a vacinação contra o coronavírus no Brasil terá início este mês, e ocorrerá de modo não compulsório. “Os Estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à população”, declarou Pazuello, em pronunciamento na rede nacional de tevê, transmitido na noite da quarta-feira 6. “No que depender do Ministério da Saúde e do presidente da República, a vacina será gratuita e não obrigatória”, acrescentou.

Além disso, o ministro garantiu que o governo dispõe de quantidade de seringas e agulhas suficientes para iniciar o processo — a primeira tentativa de encomenda do material não deu certo. “Temos disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos Estados e municípios, para darmos a largada este mês”. Pazuello disse, ainda, que o país exportará imunizantes para a América Latina. “Somos os únicos na região que têm três laboratórios produzindo vacinas. Seremos exportadores muito em breve”, concluiu.

Por ora, nenhum imunizante tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, disputam o mercado brasileiro as vacinas experimentais da Universidade de Oxford, patrocinada pela farmacêutica AstraZeneca; da BioNTech, financiada pelo laboratório Pfizer; e da Sinovac, que banca os estudos da CoronaVac (conhecida na internet como “vachina”). Também o Ministério da Saúde negocia a compra de imunizantes da Moderna, cuja aprovação emergencial foi autorizada em países da União Europeia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário