GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DORIA FICOU COM RAIVINHA

“Bate-bola” de ministros de Bolsonaro com a China para liberar insumos deixa Doria irritado


O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na tarde desta segunda-feira (25), que os insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac estão próximos da liberação pela China e devem chegar ao Brasil “nos próximos dias”. A informação, segundo o presidente, foi repassada pela Embaixada do país asiático. 

“Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a exportação dos 5400L de insumos para a vacina Coronavac, [foi] aprovada e já estão em vias de envio, chegando nos próximos dias. Assim também os insumos da vacina Astra-Zeneca que estão com liberação sendo acelerada”, informou Bolsonaro em suas redes sociais.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, compartilhou a postagem do presidente Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter. “A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”, disse Wanming.

O anúncio veio após a intervenção da diplomacia brasileira junto ao governo chinês no sentido de desembaraçar o envio de suprimentos para a prodição de vacinas em território nacional, já que, até agora, as doses distribuídas pelo Plano Nacional de Imunização foram importadas da china e da Índia.

A notícia deixou o governador de São Paulo irritado, que correu para o Twitter “reivindicar a paternidade da criança”. Doria atacou novamente o Governo Federal e o presidente Bolsonaro. “Sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha!”, reclamou Doria.

Nos últimos dias, em um esforço diplomático, ministros do governo se reuniram com o embaixador para tentar acelerar a liberação dos insumos, que tinham previsão de entrega no início do mês, mas ficaram retidos no país asiático. Segundo o presidente brasileiro, na sua live semanal transmitida na semana passada, o atraso no envio é uma questão apenas burocrática da China e não teria vinculação com a relação bilateral entre os países.  

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a primeira remessa de insumos da China deve chegar ao Brasil até o final desta semana. “A previsão de chegada dos insumos no Brasil é até o final dessa semana, garantindo com isso a continuidade da fabricação e distribuição das vacinas”, afirmou em um vídeo postado nas redes sociais pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário