GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

FERRAMENTA CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL

Tecnologia pernambucana contra o assédio sexual


Diante de novo caso de assédio sexual ocorrido, ontem, em uma linha de ônibus na capital pernambucana, diversos internautas cobraram soluções à Prefeitura do Recife para combater as variadas formas de importunação sexual no transporte público. Há iniciativas que podem servir ao menos como inspiração. É o caso da Nina, uma startup (empresa emergente) com raízes recifenses, que presta consultoria de mobilidade e gênero de cidades.

Foi em março de 2019 que essa tecnologia passou a auxiliar a Prefeitura de Fortaleza no combate ao assédio sexual no transporte público. Esta ferramenta está integrada ao aplicativo Meu Ônibus e tem permitido que a população fortalezense denuncie casos no transporte coletivo.

Até outubro do ano passado, 2.334 denúncias foram registradas e 10% viraram inquérito policial. A fundadora da Nina é a recifense Simony César, que teve de ir para fora do Estado em busca de oportunidade. Seu trabalho rendeu grande repercussão positiva na imprensa e diversos prêmios dentro e fora do Brasil, levando a jovem empreendedora de origem humilde a ser eleita pela Forbes Under 30 um dos destaques de 2019.

Filha de ex-cobradora de ônibus, ela chegou a estagiar em uma empresa de transporte público. Sua iniciativa surgiu em 2016, ainda quando estudava na UFPE, ao ver a omissão do sistema operacional nas poucas denúncias de assédio sexual que eram feitas. “Eu trabalhava no setor comercial de uma empresa de ônibus no Curado. As demandas chegavam por telefone, mas para o chefe do setor só interessavam as demandas comerciais. Eles nem faziam tabela no Excel de reclamações de assédio ou relacionadas a motoristas, e eu ficava indignada”, conta.

“Aí teve o caso de uma estudante que foi estuprada depois que pegou o circular na UFPE. E aí eu comecei a querer saber como a gente poderia utilizar a tecnologia da informação e comunicação para tentar mapear de alguma forma”, prossegue.

Simony então foi atrás de editais de inovação para conseguir recursos e, assim, colocar sua ideia em prática. Parcerias foram estabelecidas com multinacionais como Red Bull e Toyota, o que permitiu o contato com gestores brasileiros em abril 2018, na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Niterói/RJ. Entre os presentes no encontro, estavam o então prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

“Uma das etapas de um edital ocorria na reunião com os prefeitos. Eu tinha chegado na semifinal e quem fosse para a final, ganharia o capital da Toyota de 20 mil dólares e o apoio da FNP para aplicar a ideia nas cidades brasileiras. A Nina era a única startup que não era de São Paulo. Nessa etapa, a gente tinha de escolher três cidades para atuar e optei por Recife, Natal e Fortaleza. Os prefeitos tinham de assinar uma carta de endosso se comprometendo a ajudar na articulação da startup. Fortaleza foi a única que deu assistência e colocou uma técnica à disposição”, explica Simony.

A partir de julho de 2018, começou a preparação para que a Nina entrasse em operação em Fortaleza. “Foram seis meses de consultoria para a gente fazer a integração com as câmeras de ônibus e conversar com todos os atores, delegacias, etc.”, continua. Em 06 de março de 2019, a iniciativa entrou em caráter de projeto-piloto e foi efetivada no final do ano.

Isso abriu possibilidades à expansão da Nina, com melhoria da tecnologia e novos acordos com outras prefeituras. Ainda segundo Simony, houve diversas tentativas para que Pernambuco implantasse a Nina. “Sempre coloquei Recife como cidade prioritária por ser daqui, mas sempre esbarramos nos trâmites políticos. Fortaleza nos colocou como prioridade e isso deu uma boa visibilidade ao transporte público da cidade”, diz.

Conforme o Blog apurou, antes de chegar a Fortaleza, houve uma reunião inicial com a Prefeitura de Olinda, mas as negociações esbarraram na falta de interesse da gestão. Também ocorreram conversas com o Grande Recife Consórcio de Transporte e há tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.


 Houldine Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário