GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

FISCALIZAÇÃO NAS PRAIAS

Praias do Grande Recife têm movimento menos intenso após aumento na fiscalização

Equipes fazem rondas para orientar banhistas e comerciantes nas medidas sanitárias



Após a intensificação na fiscalização do cumprimento de protocolos, os primeiros efeitos puderam ser sentidos nesse fim de semana nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, o litoral teve uma queda significativa no movimento e uma adesão maior aos protocolos sanitários, enquanto no Recife os pontos críticos ficaram restritos aos locais mais frequentados na orla. Apesar do ânimo em relação ao cumprimento, muitos banhistas e praticantes de esportes insistiram em deixar a máscara de lado e gerar aglomeração com grandes grupos nas praias.

As prefeituras da RMR decidiram ampliar a cobertura de fiscalização após um pedido do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em reunião com os gestores municipais na última quarta-feira (6). O alerta do governador veio em meio ao descumprimento de protocolos, mesmo com o crescimento de casos da Covid-19 no Estado. Neste sábado (9), A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 1.190 casos e 37 novas mortes causadas pela doença.

O alarme surtiu efeito na maioria das praias. No Recife, a prefeitura decidiu apostar em uma campanha mais educativa nesse fim de semana. Enquanto agentes ficavam na orla com um cartaz que gerava QR Code aos transeuntes, vigilantes sanitários fizeram uma orientação aos comerciantes da orla para o cumprimento do distanciamento de mesas e cadeiras, uso de álcool em gel e máscara tanto dos permissionários quanto dos consumidores que chegavam na praia. Em Boa Viagem, alguns trechos ficaram menos cheios em relação aos outros finais de semana, mas o ponto crítico da orla estava no Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, com muita aglomeração e banhistas sem máscaras.

Já em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, foi encontrado o local que estava mais adequado aos protocolos sanitários. Em Piedade, todos comerciantes e funcionários circulavam com máscaras e todas as mesas possuíam a distância estipulada pelos órgãos. 

Segundo André Trajano, secretário-executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Jaboatão dos Guararapes, isso ocorreu porque a fiscalização e orientação ocorria desde o retorno das atividades econômicas na orla. “Nossa ação foi muito educativa do que punitiva. Juntamos equipes de diversas secretarias para mobilizar a fiscalização. Em dois dias distribuímos 1 mil máscaras para a população”, explicou Trajano.

Em Olinda, a movimentação também estava tranquila. Segundo a prefeitura da cidade, mais de 500 pessoas foram abordadas e 100 pontos de comércio foram fiscalizados durante o sábado e o domingo, entre as praias dos Milagres, no Carmo, e da Santa, no bairro de Rio Doce.

“A finalidade principal é fazer com que a população torne-se aliada do poder público e faça a sua parte para que este momento crítico seja superado”, disse o o secretário de Segurança Urbana de Olinda, coronel Antônio Pereira Neto, que montou uma equipe composta por agentes da Guarda, Controle Urbano, Vigilância Sanitária e Trânsito, além do apoio da Polícia Militar, Procon e Secretaria Estadual de Turismo e Lazer.

Por Bruno Vinícius


Nenhum comentário:

Postar um comentário