GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de janeiro de 2021

PARANÁ PESQUISA

Nova rodada de Pesquisas mostra Bolsonaro reeleito. “Marketing da vacina” não ajudou Doria

 

Uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria a corrida presidencial em 2022 em todos os cenários pesquisados.

No primeiro cenário da pequisa estimulada (os nomes dos candidatos são apresentados em uma ficha), quando o candidato do PT é Fernando Haddad, Bolsonaro lidera isolado com 30,5% das intenções de voto, contra 12% de Sergio Moro e 10,6% de Ciro Gomes (PDT). Haddad (PT) aparece em quarto lugar com 9,5% das intenções de voto.

No segundo cenário, que apresenta Lula como candidato do PT, Bolsonaro vence com margem um pouco maior, e seria reeleito com 31,0% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente condenado Lula (PT) com 17,3%. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem em terceiro e quarto lugares, com 12,1% e 9,2% respectivamente.

No terceiro cenário, com a disputa acontecendo sem Lula (PT) e com Luciano Huck e Mandetta, a vitória do atual presidente seria ainda mais certa, com Bolsonaro atingindo 33,7%. Em segundo lugar aparece Ciro Gomes com 12,1%, em terceiro lugar aparece Haddad (PT) com 11,7% e em quarto lugar aparece Luciano Huck com 9,4% das intenções de voto.

Marketing da vacina não alavancou intenções de voto em Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não passou do quinto lugar, com índices que variaram de 5,3% no segundo cenário até 6,7% na melhor das hipóteses (terceiro cenário). A pesquisa foi realizada após o início da vacinação com a Coronavac, demonstrando que o uso do imunizante como ferramenta de marketing não teria aumentado significativamente as intenções de votos no tucano.

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também vence em todos os cenários propostos. Na disputa pelo segundo turno contra Lula (PT), Bolsonaro vence com 42,5% das intenções de voto, contra 35,7 do petista. Na disputa contra Sergio Moro, a margem diminui um pouco, mas Bolsonaro ainda vence com 39,1% contra 37,6% do ex-juiz.

Na disputa pelo segundo turno contra João Doria (PSDB), Bolsonaro vence com a maior margem entre os candidatos pesquisados, com 44,9% contra 29,4% do tucano. Contra Luciano Huck, Bolsonaro também seria reeleito com 42,7% das intenções de voto, contra 33,2% do apresentador da Globo.

Metodologia

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2002 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 872 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 539 entrevistas, 6,0% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 301 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 290 entrevistas.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário