GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

PROVAS DO ENEM

Prova de biologia foi uma das mais difíceis da história do Enem

Diretor da SAS afirma que as questões exigiram atenção redobrada do estudan



Apesar de ser confundida com química em algumas questões, a parte de biologia foi considerada a mais difícil nos últimos anos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Algumas questões precisaram ser feitas através da eliminação das alternativas para chegar ao resultado.

O professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais da SAS - Plataforma de Educação, afirma que o nível de dificuldade não foi por conta do conteúdo. “A prova de biologia talvez tenha sido a mais difícil da história do ENEM, não no sentido de conteúdo, mas de interpretação. O aluno precisava ir e voltar várias vezes na mesma questão até para ter a ciência da resolução disso”, explicou.

Ele pontua duas questões em destaque da prova: “Em destaque para a questão 104 da prova azul, ela fala do sistema ABO e pela primeira vez caiu no nível de complexidade no ENEM. E  a questão 96 que falava de algumas técnicas apropriadas para combate ao câncer, em que os professores acharam muito difícil devido a própria resolução da questão. A resposta poderia ser feita, inclusive, por eliminação das outras opções do que poderiam não contemplar as questões.”, enfatizou o professor.

 Ciências da Natureza

A prova de biologia faz parte da etapa de ciências da natureza. Ela vem junto a 45 questões das disciplinas de química e física. Ademar considerou que elas tiveram uma paridade nas provas, sendo 15 questões para cada uma delas. 

Por Bruno Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário