GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

SEM BATINA

Poder tira batina de padre em Belo Jardim

O bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, afastou, ontem, das atividades sacerdotais, em Belo Jardim, município integrante da Diocese que comanda, o padre Geraldo de Magella, pároco do distrito de São Vicente Ferrer. O seu grande pecado foi ter aceitado cargo no Governo do novo prefeito do município, o democrata Gilvandro Estrela.

A decisão foi comunicada pelo próprio bispo no final da missa dominical de ontem, em Pesqueira. "As leis da Igreja não permitem que nossos enviados de Deus assumam cargos públicos", vaticinou. Padre Geraldo, convidado pelo prefeito em razão do seu trabalho em favor do povo pobre de Belo Jardim, vai assumir a Secretaria de Assistência Social. 

Para alicerçar sua posição, que gerou polêmica em Belo Jardim, Dom José Luiz teve que tornar público, durante a missa, documento que diz, textualmente: "Sacerdotes são proibidos pelas leis da Igreja de assumir cargos públicos que comportem uma participação direta no exercício do poder civil".

A portaria com a nomeação do padre será publicada após a solenidade de posse dos novos secretários municipais, marcada para manhã de hoje, na Câmara de Vereadores de Belo Jardim. O prefeito aposta na forte identificação do padre com a área social na melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social no município, mas não comentou a decisão do bispo. 

O padre Geraldo de Majella reside em Belo Jardim desde 2007. Foi pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição durante 13 anos. Formado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde,  pós-graduado pela Faculdade de Belo Jardim, é, também, pós-graduado em Teologia. 

Atuou, por muito tempo, como diretor da Rede de Ensino Sertão do Moxotó Ipanema, em Arcoverde, município que já exerceu a função pública de secretário de Educação. Também foi vice-presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, diretor do Colégio Diocesano Monsenhor Francisco de Assis Neves e presidente da Associação dos Colégios Diocesanos do Nordeste, além de ter participado de projetos sociais junto à Fundação Bitury, esta com sede em Belo Jardim.


por Magno Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário