GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Olinda dá início à vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 85 anos

Em ação no Shopping Patteo, localizado no Bairro Novo, olindenses receberam a primeira dose da vacina



O município de Olinda deu início à vacinação contra a Covid-19 para os idosos, nesta quinta-feira (27). No Shopping Patteo, localizado no Bairro Novo, pessoas agendadas com 85 anos ou mais começaram a receber, por meio da Secretaria de Saúde, as doses do imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e produzido pelo Instituto Serum, da Índia. Nesta primeira fase para este público-alvo, a Prefeitura de Olinda está disponibilizando 3.840 doses. 

No centro de compras, dois locais estão promovendo a vacinação. Quem for a pé ou de transporte público, está recebendo a vacina no espaço montado no piso L1, ao lado da Renner, das 10h às 18h. Já quem estiver de carro, poderá ser vacinado no Drive-Thru instalado na área de embarque e desembarque com acesso pela Rua Eduardo de Moraes, das 13h às 18h - com exceção desta sexta-feira (28), onde a aplicação das doses tem início às 8h e segue até às 19h. 

Acompanhado do filho, José Lourenço optou pelo serviço de Drive-Thru para receber a dose contra a Covid-19. Aos 85 anos, falou do alívio em ser vacinado e ainda pediu para que a população não se acomode pelo fato da vacina ter chegado. "Me sinto mais confortável, com mais esperança. Só espero que ninguém se acomode. Tem que continuar usando a máscara, lavando as mãos, usando o álcool (em gel). Quando tomar a segunda dose, aí sim, depois de 30 dias fica mais tranquilo", ressaltou o olindense.  

Esbanjando simpatia, dona Vilma Ramos, de 89 anos, pediu, em tom de brincadeira, para que as pessoas não tenham medo de se vacinar. "A sensação foi boa, não senti nada. Espero que todos venham tomar, pois é preciso para que todos voltemos a vida normal. Só Deus sabe, mas espero viver muitos anos ainda pela frente", falou aos risos. 

A expectativa da Secretaria de Saúde de Olinda é que até terça-feira (2), todos os idosos acima de 85 anos do município sejam vacinados. O agendamento pode ser feito através www.olinda.pe.gov.br. Entretanto, para este início de vacinação, houve relatos de congestionamento na plataforma, como explicou a diretora de Atenção Básica à saúde do município, Clara Pires. 

"Devido à procura de muita gente buscando agendamento, o nosso site congestionou. Mas, pedimos que continuem insistindo, muita gente já conseguiu. Quem não tem internet pode procurar as unidades de saúde e policlínicas, onde terá gente para ajudar a fazer o agendamento. Quem tiver com dificuldades, pode optar por vim ao Patteo, que estamos agendando e vacinando. Nenhum olindense ficará sem a vacinação", explicou. 

Para aqueles que não têm condições de sair de seus lares, uma equipe da Prefeitura de Olinda aplicará a vacinação em domicílio. "Estamos com cinco equipes de motorista e enfermagem. Temos uma lista com cadastros de idosos que são cobertos por áreas de unidades de saúde da família. Estamos pegando a lista e indo em domicilio", detalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário