GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CORONAVÍRUS

Pernambuco recebe 48 mil novas doses da vacina CoronaVac/Butantan

Imunizante será usado para ampliar a proteção entre os profissionais da saúde do Estado



Pernambuco encerra esta quarta-feira (25) com 130 mil novas doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar prosseguimento à campanha de vacinação. Após receber um lote de  82 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz pela manhã, o Estado fechou o dia recebendo mais 48 mil unidades da vacina Sinovac/Butantan, o que possibilitará avançar na proteção dos trabalhadores de saúde em todo o território pernambucano. 
Mais cedo, o Ministério da Saúde havia informado a previsão de o Estado receber esse lote de 48 mil doses, mas não chegara a especificar um dia para a entrega, que acabou acontecendo horas depois. O novo carregamento chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, por volta das 20h. 

"Importante lembrar que o lote do Butantan é para ambas as doses, e os municípios receberão as duas já nessa entrega”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. A CoronaVac/Butantan tem intervalo médio de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. 

Por causa da imprevisibilidade do calendário de entrega das vacinas, as doses são reservadas para evitar que o intervalo acabe sendo maior que o indicado e a imunização fique prejudicada. 

Idosos
Já o lote recebido pela manhã com 82 mil doses do imunizante da farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford, desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, da Índia, será usado para dar continuidade à vacinação dos idosos com idades entre 80 e 84 anos. 

De acordo com André Longo, essas doses que chegaram pela manhã já seguiram para as Gerências Regionais de Saúde, enquanto os lotes com a vacina CoronaVac/Butantan serão encaminhados na manhã desta quinta-feira (26).

Nas remessas anteriores, o Estado recebeu do Ministério da Saúde mais de 593 mil unidades de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da Sinovac/Butantan, utilizadas para ministrar as duas doses, e 166 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. O Ministério informou que encaminhará a segunda dose posteriormente.


Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário