GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

ELEIÇÕES NO SPORT - CHAPA UMA RAZÃO PARA VIVER

SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA COM AS FINANÇAS DO CLUBE


FINANÇAS E GOVERNANÇA

Perícia contábil e financeira Movimento financeiro 2019/2020

É fato que precisamos nos preocupar com o dinheiro. Fazer pro-messas possíveis de serem concretizadas. O torcedor – assim como nós - está cansado de falas vazias. O futebol precisa ser administrado com inteligência e respeito. 

Precisamos saber - com detalhe - o que foi feito com as finanças do clube na gestão atual. Como compromisso do Movimento Uma Razão para Viver uma das primeiras medidas a serem tomadas é a contratação de uma auditoria externa para avaliar o cenário financeiro do clube.

 Auditoria externa independente é a forma de avaliar as informações econômicas apresentadas pelo clube. Existem normais nacionais e internacionais para serem seguidas. O objetivo é garantir que os dados do balanço do clube apresentados pela atual gestão são verdadeiros. O Movimento que proporcionar credibilidade às demonstrações contábeis a partir do momento que assumir. O torcedor precisa ter ciência do que está sendo feito com o dinheiro do clube. 

Em uma matéria veiculada na imprensa nacional, a diretoria atual trocou a BDO, uma das maiores empresas de auditoria do mercado, pelo trabalho de um contador independente. É importante que o selo das contas do Sport sejam validadas por uma consultoria importante e que traga a seriedade que este aspecto merece. 

A mesma matéria informa que o Sport foi o único na primeira divisão que não permitiu a análise porque classificou as receitas de forma genérica como “Futebol” em vez de discriminar as arrecadações em televisão, patrocínios, bilheterias, sócios-torcedores etc. Isso demonstra falta de transparência nas contas do clube. 

Reescalonamento da dívida do Clube

O Sport Club do Recife possuía uma dívida de R$151 milhões em 2019, segundo o relatório do Itaú BBA, A maior parte da dívida são de impostos e dívidas operacionais. Para que se entenda a situação atual do Sport, trouxemos, na íntegra o que o relatório aponta para o Sport:

“O primeiro ponto relevante é que o Sport não ajuda nas suas análises porque não oferece demonstrações financeiras com os detalhamentos ideais. Com base no que temos é possível ver um clube em extrema dificuldade, com receitas limitadas, dívidas elevadas e um risco enorme de ficar entre a cruz e a espada: ou gasta (sem poder) para se manter na Série A ou retorna à Série B e mantém as dificuldades. Aliás, dificuldades serão mantidas esteja onde estiver o Sport em 2021, pois o clube entrou num processo de endividamento tão alto e concentrado no curto prazo que fica difícil o clube se recuperar no curto prazo. A realidade do Sport é bastante complicada e demandará mais que boa gestão para se recuperar. “

Boa gestão para se recuperar. É necessário renegociar as dívidas para que possam ser diluídas em parcelas a longo prazo permitindo que o clube tenha condição de honrar com seus compromissos – atuais e futuros -. Esta é uma medida fundamental para viabilizar o clube.

Folha salarial pensada com cuidado

Precisamos ter respeito ao dinheiro do Sport Club do Recife. O Torcedor Rubro-negro tem repetido frequentemente o mantra de que “caro é jogador ruim” e de fato estão certos. É importante realizar uma escolha cuidadosa dos jogadores contratados.

É inadmissível ver o clube contratando uma infinidade de atletas por ano e descobrir que vários deles não terminam o ano disputando competições pelo clube. É dinheiro gasto, contratos rescindidos, multas e possíveis processos judiciais por erros. Sabemos que a contratação de jogadores não é uma certeza, mas é inadmissível errar tanto. 

EDUARDO CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário