GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

EX-SECRETÁRIO INDICIADO

Jailson Correia e mais três são indiciados pela PF


O inquérito foi conduzido pelo delegado federal Daniel Silvestre. De acordo com as investigações, a Secretaria de Saúde do Recife firmou dois contratos, mediante dispensa de licitação (autorizada por lei federal), além de um termo aditivo com a microempresa Juvanete Barreto Freire entre abril e maio do ano passado. No total, 500 aparelhos – cujo valor era de R$ 11,5 milhões. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou à PF, na época, que a fabricante não tinha autorização para produzir os equipamentos e que os mesmos não poderiam ser utilizados em humanos. Um vídeo, que circulou nas redes sociais, mostrou os respiradores sendo testados em porcos - dias após parte dos aparelhos já ter sido entregue à Prefeitura do Recife, que não chegou a usá-los nos hospitais.

A PF informou que o ex-secretário Jailson Correia, que sempre negou as acusações de irregularidades, foi indiciado pelo crime de dispensa indevida de licitação. O ex-diretor financeiro da Secretaria de Saúde do Recife, Felipe Soares Bittencourt, e a ex-fiscal de contrato da Secretaria de Saúde, Mariah Simões da Mota Bravo, foram indiciados por peculato e por dispensa indevida de licitação. Já o empresário Juarez de Freire da Silva, sócio da empresa Bioex Equipamentos Médicos, envolvida no caso, foi indiciado por uso de documento falso e por sonegação tributária e previdenciária.

Mesmo indiciada, Mariah Bravo permaneceu na gestão do atual prefeito João Campos (PSB). Hoje, no entanto, a exoneração dela foi publicada. Ela estava exercendo o cargo de gerente de Conservação de Rede da Secretaria Municipal de Saúde.


 por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário