GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

SPORT CLUBE DO RECIFE

A partir de hoje estaremos publicando futuros projetos para o Sport Clube do Recife da chapa SPORT UMA RAZÃO PARA VIVER com Eduardo Carvalho na presidência nas próximas eleições.


 

FUTEBOL PROFISSIONAL E BASE

Investimento profundo nas divisões de base

Importante pensar o conceito. Base não é despesa. É investimento. Usando os clubes Europeus como parâmetro, o European Club Association (ECA) informa que:

07% dos clubes investem menos de 2% do montante anual com a base 16% dos clubes investem entre 2 e 3,9% do montante anual com a base. 26% dos clubes investem entre 4 e 5,9% do montante anual com a base. 07% dos clubes investem entre 6 e 7,9% do montante anual com a base. 18% dos clubes investem entre 8 e 9,9% do montante anual com a base. 15% dos clubes investem mais de 10% do montante anual com a base

Precisamos nos avaliar neste cenário. Os recursos destinados pelo Sport Club do Recife hoje são insuficientes para formar uma equipe de base para agregar valor ao futebol profissional. A prova disso é que utilizamos poucos atletas da base. Ainda aproveitando os dados Europeus, o maior investimento feito na base é relacionado aos profissionais que atuam junto aos jovens (em média, 26% do montante total). Investir em qualificação do nosso corpo profissional da base é fundamental para termos um clube vencedor e formador de atletas com potencial. O foco é termos profissionais qualificados, que tenham uma estabilidade no clube para desempenhar a estruturação da base e que sempre estejam se capacitando. Para termos bons atletas formados precisamos ter bons profissionais trabalhando com eles.

FUTEBOL PROFISSIONAL AGREGADO AS CATEGORIAS DE BASE

A Pluri Consultoria realizou um estudo avaliando os minutos totais jogados por atletas na base entre os anos de 2015 a 2019 de 22 equipes Nacionais. O Sport Club do Recife ficou em 19º com apenas 12,6% minutos totais com atletas da base atuando. A média nacional foi de 19,4%. O líder da lista é o Santos com 39,6%. Estamos aproveitando pouco - e mal - nossos atletas da base. É importante que o clube repense a formação dos seus atletas. Entre os clubes do Nordeste pesquisados (Sport, Vitória, Bahia, Fortaleza e Ceará) só estamos a frente do Ceará. Desenvolver metodologia de formação de atletas para potencializar o desenvolvimento dos atletas e oportunizá-los na equipe principal. É importante a escolha de treinadores que sejam alinhados com a filosofia do clube e que tenham histórico de utilização de jovens atletas. Serão estabelecidas metas anuais de tempo de atuação dos jovens na equipe principal e a formação de equipe multiprofissional de transição, possibilitando um diálogo eficiente entre as diversas categorias. 

ESPINHA DORSAL DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

Formação de um departamento de futebol composta por Vice-presidente, Gerente de futebol e Técnico. O departamento precisa ser profissionalizado para que possam se dedicar integralmente a função e que sejam profissionais com expertise. Exceto o vice-presidente, todos os demais remunerados.

Eduardo Carvalho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário