GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SPORT - LONGE DO REBAIXAMENTO

Com empate, Sport fica com menos de 0,1% de chance de queda e se aproxima da Sul-Americana

Após o empate contra o Bragantino, chance de rebaixamento é ínfima (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Equipe de Jair Ventura só é rebaixada em uma combinação exata de sete resultados, dando uma chance em 2.187 combinações


O empate entre Sport e Red Bull Bragantino pode ser o jogo que sela a permanência do Leão na Série A para a temporada 2021. Com esse ponto a mais, o Sport chegou a 42 pontos na tabela e viu suas chances de rebaixamento despencarem, além de fortalecer muito as chances de termos o Rubro-Negro na disputa da Copa Sul-Americana. 

Hoje, apenas um cenário termina com o Sport rebaixado à Segunda Divisão. Para isso acontecer, além de ter duas derrotas contra Atlético-MG (C) e Athletico-PR (F); o Bahia precisará vencer Fortaleza (F) e Santos (C); o Vasco, vencer Corinthians (F) e Goiás (C); e o Fortaleza vencer Fluminense (F). Ou seja, das 2.187 possíveis combinações de resultados nesses sete jogos, apenas uma termina com o Sport rebaixado. 

Refletindo este cenário, os sites especializados em probabilidades no futebol já indicam uma chance irrisória de queda. Para o Chance de Gol, 0,05%, e, para a UFMG, não passa de 0,006%. Assim, a permanência matematicamente garantida já parece ser apenas uma questão de tempo. 

Com o título do Palmeiras na Libertadores da América e a final entre Palmeiras e Grêmio na Copa do Brasil, já é garantido que as classificações continentais do Brasileirão serão até o 14º colocado do torneio, posto hoje ocupado pelo Sport. Com isso, também crescem as esperanças rubro-negras de, em 2021, estar envolto na Copa Sul-Americana, que, agora, será disputada em formato de grupos. 

Para selar essa vaga, o Leão precisa ganhar na disputa direta contra Fortaleza, Vasco e Bahia. Assim, no momento, a única forma do Leão garantir essa vaga sem depender de ninguém, é com duas vitórias nos jogos finais, mas tropeços dos adversários diretos facilitam a classificação. 

Assim, os sites que contabilizam as probabilidades de vaga na Sula mostram otimismo por uma classificação leonina. Para o Chance de Gol, o Sport tem 48,2% de chances de ficar com essa vaga, contra 46,5% do Fortaleza. Nos cálculos da UFMG, a chance é maior ainda: 72,3% para os pernambucanos, contra 24,7% dos cearenses. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário