GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de março de 2021

A PASCOA DOS PETS

Sem chocolate, mas com muita criatividade; conheça opções de Páscoa para os pets


Celebração recheada de significados, a Páscoa tem por tradição reunir as famílias. E os pets estão, cada vez mais, inseridos nesses momentos compartilhados. 

Vamos combinar que não é fácil resistir aos olhares de súplica quando eles apelam por uma guloseima, não é mesmo? Mas, como essa época é famosa pelos ovos de chocolate, é sempre bom lembrar que o alimento não deve ser dividido com o seu quatro patas. 

Como já falamos aqui no Folha Pet, o alimento contém uma substância tóxica para cães e gatos e, dependendo do tipo, da quantidade ingerida e do organismo do animal, pode até levar ao óbito. 

Sob medida
Para quem quer algo mais especial, vale a pena investir nas encomendas personalizadas. Nos últimos anos, tem crescido o movimento em prol de uma alimentação mais saudável para os mascotes, apoiada na busca por melhor qualidade de vida e, claro, longevidade. 

Mas, hoje em dia não faltam opções para rechear as cestinhas de Páscoa dos pequenos. Pelo contrário, as produções têm evoluído ano a ano. É possível encontrar petiscos temáticos feitos com ingredientes liberados, para servir sem medo. 

Em pet shops e nas mega lojas, tanto para compra física quanto pela internet, os sabores mais clássicos são carne e churrasco. Entre as novidades deste ano está o sabor salmão, mais voltado para atender aos felinos, que vêm ganhando espaço nos lares brasileiros.

Ao comprar produtos de Páscoa sob encomenda, além de contribuir com os microempreendedores locais, você garante petiscos com ingredientes selecionados e sem aditivos industrializados. 

É o caso da Cãomemorar, da jornalista e empresária Mônica Holanda, que vem se especializando na confeitaria para pets e tem critérios exigentes para escolher os materiais utilizados nas receitas. Tutora de pets alérgicos, ela entende bem a importância de checar tudo o que é colocado nos produtos. 

O primeiro cardápio temático da Cãomemorar foi no Natal de 2020. Para montar as opções de Páscoa, ela fez alguns cursos online. "Nesses cursos, você conhece confeiteiras pets de outros locais. Algumas têm linhas mais naturais, sem corantes artificiais. Nas receitas, não uso soja, milho e trigo, que compõem a tríade da alergia”, conta ela. 

No cardápio, saltam aos olhos os ovos de colher, com recheios variados de “baba de dog”, “nutella pet” - adaptações da baba de moça e do creme de avelã - ou patê de fígado. As colheres para servir a delícia aos pets é de biscoito. Tem ainda os ovos clássicos e trufas com recheio de pasta de amendoim apropriada para os quatro patas. 

"A Cãomemorar não é sobre comida, é sobre conexão. É você que ama o seu cachorro e a conexão da família que quer algo mais saudável pra ele”, fala a empresária, que fez curso sobre alimentação natural com efeitos nutracêuticos para pets e, embora os trabalhos de confeitaria chamem atenção, ela segue também com a marmitaria. 

Quem também se divide entre as marmitas e os produtos personalizados é Lígia Albuquerque, que comanda a Bonnapet, outra empresa focada no segmento de alimentação natural. 

A primeira campanha de Páscoa dela foi em 2019, em caráter de teste. No ano passado, por conta da pandemia, acabou não conseguindo repetir a dose. Agora, mesmo com o cenário ainda turbulento, levou adiante o cardápio temático e garante estar surpresa com a alta procura pelos produtos. 

"A gente trabalha com produção semanal e, com a Páscoa, sentimos que a demanda de petisco aumentou consideravelmente  até três vezes mais que o normal. Foi uma surpresa boa”, comemora ela, explicando que os itens temáticos acabam sendo uma vitrine para outros produtos produzidos pela marca e ajudam a conquistar novos clientes.  

Ela também investiu nos cursos online e usou a experiência de três anos no mercado para construir o cardápio da Páscoa 2021, que tem como diferencial o ovo branco, feito de batata doce com frango. Já o ovo preto leva alfarroba e fígado. A Bonnapet também investiu no queridinho ovo de colher e em mini ovinhos.

"Chocolate pet"


“Os ovos que fazem alusão ao chocolate são os mais procurados. Trabalhamos o ovo branco, que tem um aspecto semelhante, mas o que dá a aparência de chocolate é a sensação”, conta Lígia. “As pessoas tendem a tentar a aproximar ao máximo a experiência do animal com a do tutor”, interpreta Mônica.  

Para dar a cara de ovo de chocolate, as confeiteiras pet apostam na alfarroba, ingrediente popularmente chamado de "chocolate pet". “É o ingrediente substituto do cacau. Ele remete muito ao chocolate na cor e no aroma. Então realmente é o queridinho”, diz Lígia. 

 "A alfarroba é uma vagem, parecida com o feijão, de cor marrom escura e sabor doce. Sua árvore é nativa da costa do Mediterrâneo, mas, hoje em dia, é muito cultivada na região amazônica. Dentro da vagem tem o seu fruto, que é muito utilizado pela indústria de alimentos como ingrediente para algumas preparações. É tida como um substituto saudável para o chocolate”, detalha Mônica.

Se o seu pet tem alguma comorbidade, como diabetes, doença renal ou hepática, é bom conversar com o médico veterinário que o acompanha sobre os ingredientes usados nos produtos antes de servir os ovos de Páscoa. 

Caça ao tesouro
Agora que você conhece várias opções para incrementar a Páscoa do pet, vale a pena investir em brincadeiras e atividades de enriquecimento ambiental na hora de servir o petisco. É colocar a criatividade para jogo e aproveitar os momentos. 

Por Irce Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário