Após novo decreto, futebol fica suspenso em Goiás

(Foto: Heber Gomes/ACG)

Os jogos de futebol estão suspensos em Goiás. A proibição está no novo decreto publicado pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta terça-feira (16), onde ele estabelece o revezamento 14×14 no funcionamento das atividades não essenciais. Como o decreto entra em vigor nesta quarta-feira (17), os eventos esportivos só estarão permitidos no dia 1º de abril.

Logo após a divulgação do decreto o Secretário Estadual da Casa Civil, Alan Tavares, afirmou à Sagres que “os eventos esportivos poderão ocorrer com os portões fechados, como vem acontecendo desde o início da pandemia”. No entanto, após uma nova consulta, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que as atividades esportivas estão vetadas.

O decreto estabelece um revezamento em um ciclo a cada 14 dias. Nos primeiros 14 dias há a determinação do fechamento das atividades não essenciais por um período de 14 dias, com previsão de retomada nos 14 dias seguintes. Sendo assim, nem os treinamentos poderão ser realizados no período de fechamento.

A determinação é semelhante a que entrou em vigor no meio do ano passado, quando os clubes da capital se deslocaram para Trindade para realizarem seus treinamentos. Na época, no entanto, o futebol já estava paralisado e não havia partidas marcadas.

A tendência é que o decreto estadual sobreponha o municipal, já que das 18 regiões de Goiás, 17 estão em estado de calamidade. De acordo com os números (Confira no mapa abaixo) apenas as cidades de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambai, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D’Abadia permanecem em situação crítica.

Sagres