GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 15 de março de 2021

FUTEBOL CONTINUA

Um ano depois, Pernambuco volta a proibir práticas esportivas; futebol continua

Com Retrô x Brusque, nesta quarta, Arena recebe um dos últimos jogos antes da parada (Foto: Chico Andrade/Setur PE)



Nova restrição não se aplica aos torneios de futebol, que seguem acontecendo sem público e com protocolo restrito


Frente aos altos números da Covid-19 neste início de 2021, superando, inclusive, marcas obtidas durante o primeiro pico da doença, no ano passado, o Governo de Pernambuco oficializou a proibição de práticas esportivas no estado a partir da próxima quinta-feira, com prazo válido por 10 dias. Essa nova parada repete, neste 15 de março, o que havia acontecido em 16 de março do ano passado, interrompendo as competições esportivas, mas, dessa vez, o futebol e outros eventos de nível profissional não serão incluídos.

A decisão vem em conjunto com a nova medida do governo estadual, que decretou medidas de quarentena mais rígidas a partir desta quinta-feira. No anúncio, feito no início da tarde, foi oficializada a proibição, entre os dias 18 e 28 de março, de vários serviços, entre eles "clubes sociais, esportivos e agremiações, práticas e competições esportivas".

 Na entrevista coletiva do Governo de Pernambuco para esclarecer as novas medidas, horas mais tarde, foi explicado que o futebol e outras categorias de nível profissional não serão incluídos, como situou o procurador do estado Ernani Médicis.
 
"Os campeonatos profissionais não serão paralisados. Obviamente, eles devem seguir cumprindo os protocolos atuais. Por exemplo, o Campeonato Pernambucano (de Futebol), jogo sem público, com testagem cíclica e contínua. As únicas atividades esportivas atingidas e que devem ser paralisadas são as partidas e jogos das modalidades amadoras. As profissionais, a exemplo do futebol profissional, seguem funcionando, observando o protocolo específico". 

Com isso, o Estadual segue regularmente, com a próxima partida marcada para o domingo, com o Náutico recebendo o Vera Cruz. Essas duas equipes tem, no Pernambucano, sua única competição neste primeiro semestre, assim como Afogados, Central, Sete de Setembro e Vitória das Tabocas.

Sport, Santa Cruz, Salgueiro e Retrô, envolvidos em competições regionais ou nacionais também não devem ter maiores complicações na disputa desses torneios. Antes mesmo do início da validade das proibições, eles já têm compromissos marcados para esta quarta.
 
São eles os jogos da Copa do Brasil de Santa Cruz (contra o Ypiranga-AP, em Goiânia-GO), do Salgueiro (contra o Corinthians, em Salgueiro) e do Retrô (contra o Brusque-SC, em São Lourenço da Mata), além do jogo do Sport na Copa do Nordeste (contra o 4 de Julho-PI, no Recife).
 
Se o futebol profissional fosse incluído na lista das proibições, considerando apenas os confrontos já marcados para acontecer em Pernambuco, ao menos oito jogos seriam afetados inicialmente, podendo ser remanejados ou remarcados pela FPF e pela CBF. Além desses jogos, um possível avanço dos pernambucanos na Copa do Brasil também poderia ter jogos marcados exatamente para o período sem jogos, algo que não será preocupação nesta fase do protocolo estadual.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário