GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 23 de março de 2021

SANTA CRUZ - PASSA BEM

Após convulsão, Quiñonez passa por cirurgia e vai desfalcar o Santa Cruz por dois meses

Equatoriano vai desfalcar o Santa Cruz por cerca de dois meses (Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)



O equatoriano Jean Quiñonez, de 19 anos, recebeu o diagnóstico de estenose ventricular, passou por cirurgia e vai parar por dois meses


Internado no hospital há uma semana depois de um quadro de convulsão, o meia-atacante Jean Quiñonez, do Santa Cruz, teve o diagnóstico confirmado e foi submetido a uma cirurgia no último final de semana. O jogador equatoriano sofre de uma doença genética chamada estenose ventricular, que causa um um estreitamento da válvula aórtica e dificulta o fluxo de sangue desde o ventrículo esquerdo do coração até a aorta. Em comunicado oficial, João Paulo Lafayette, médido do Santa Cruz, explicou o caso do atleta.

"Ele teve uma estenose ventricular. Nada mais é do que um estreitamento de um canal que comunica dois ventrículos no cérebro. Esse canal causou um aumento da pressão intracraniana do atleta, o que levou ao quadro de convulsão. Nos testes admissionais, isso não foi evidenciado porque a gente não realiza de frequência. Conforme protocolo da CBF e da FIFA, não há tomografia de crânio como exame admissional. Ele passou por vários clubes e não foi diagnosticado. Então, a partir daí, partiu-se para investigação, evidenciou-se essa lesão e ele foi operado", detalhou.

 A cirurgia foi bem sucedida, Quiñonez passa bem e já teve alta. A expectativa do departamento médico do Santa Cruz, no entanto, é de que o equatoriano fique de fora das atividades do futebol por um período de dois meses. O jogador, de 19 anos, deve começar as sessões de fisioterapia nos próximos dias.
 
"Ele teve alta hoje pela manhã, já se encontra no clube. Está hospedado lá, está super bem, evoluiu super bem após a cirurgia. É um jogador de 19 anos, está se recuperando extremamente bem. O prognóstico pós-cirúrgico é muito bom [...] Já inicia amanhã a fisioterapia de maneira bem gradual. Com 15 dias, ele retira os pontos e já inicia o trabalho de academia. 60 dias após a cirurgia, ele vai fazer os trabalhos de campo e vai estar apto para realizar os treinos junto ao elenco", revelou o médico João Paulo Lafayette. 
 
Quiñonez foi contratado pelo Santa Cruz no início do mês depois de uma passagem pelo time sub-20 do Palmeiras. No último domingo, em seu condomínio, sofreu convulsões e foi amparado por vizinhos até ser internado no hospital. O meia-atacante é um dos nove reforços anunciados pela diretoria tricolor para a temporada. Além dele, o goleiro Filipe Silva, o meia Marcos Vinícius e o atacante Maxwell ainda não estrearam pelo time coral.
 
DEPARTAMENTO MÉDICO
 
Em tratamento de lesões musculares no departamento médico, o zagueiro Danny Morais, o lateral esquerdo Leonan e o meia Marcos Vinícius continuam como desfalques do Santa Cruz. No oitavo dia de isolamento depois de testarem positivo para Covid-19, o goleiro Martín Rodríguez e o volante Elicarlos também não viajaram para o Ceará, onde o time joga nesta terça-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário